Estudantes publicam artigo em livro eletrônico sobre Jornalismo Científico

05/02/2009 10h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h09
Milton Rodrigues, Raniella Barbosa e Jacqueline Freire

Os estudantes de Comunicação Social Jacqueline Freire, Milton Rodrigues, Raniella Barbosa e Cayo Madson e a professora universitária Mary Lourdes Scofield Osório, participam do livro eletrônico Jornalismo Científico & Desenvolvimento Regional: estudos e experiências, organizado pelo professor Cidoval Morais de Sousa. O livro traz dezenas de trabalhos apresentados no I Encontro Norte-Nordeste de Jornalismo Científico, realizado em Campina Grande em junho de 2008.

O trabalho A Agência Acadêmica de Notícias: a divulgação em C&T na Universidade foi apresentado pelos alunos Milton Rodrigues, Jacqueline Freire e Raniella Barbosa. Milton apresentou ainda o trabalho Agência Ciênci@lagoas: relato de uma experiência, feito em parceria com o professor Clayton Santos e o estudante Cayo Madson. Os dois grupos foram orientados pela professora de Comunicação Social, Magnólia Rejane dos Santos. Já o trabalho Webradio: meio indutor para a divulgação científica, apresentado pela mestranda em Educação Mary Lourdes Scofield Osório, foi orientado pela professora e coordenadora da Coordenação de Educação a Distância da Ufal, Anamelea de Campos Pinto.

Segundo a estudante Raniella Barbosa, esta é uma oportunidade de dar mais conteúdo para o currículo, pois “uma produção deste nível conta pontos para nossa carreira enquanto pesquisadores”. Já a estudante Jacqueline Freire, diz que o livro será também uma forma de divulgar o trabalho do grupo enquanto estudantes universitários. “É muito bom poder apresentar resultados como estes, a exemplo do nosso Boletim Informativo, já que estamos ainda na graduação”, afirma. As duas estudantes são estagiárias da Assessoria de Comunicação da Ufal e os alunos Milton Rodrigues e Caio Madson da Agência Ciência Alagoas de divulgação científica.

Para a ABJC – Associação Brasileira de Jornalismo Científico, o livro é uma contribuição relevante para a área de Jornalismo Científico e da Divulgação Científica de maneira geral e está disponível gratuitamente para os interessados: estudantes, professores, pesquisadores e profissionais. A literatura brasileira de Jornalismo Científico tem crescido ao longo dos últimos anos (ainda há algumas lacunas) e este trabalho se incorpora a este esforço de aumentar a massa crítica na área, disponibilizando reflexões, estudos, práticas e pesquisas que refletem a contribuição tanto de jovens pesquisadores e profissionais com o dos colegas que há um bom tempo atuam neste campo.

Para ter acesso ao livro basta acessar o endereço: