Curso do interior faz parceria para promoção à saúde

16/02/2009 09h35 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h11

A parceria entre a Prefeitura de Arapiraca e o curso de Educação Física do Campus Arapiraca vem proporcionando a alunos da instituição a participação em projetos objetivando a promoção à saúde daquela comunidade.

Um convênio com a Secretaria de Educação de Arapiraca envolve atualmente 26 alunos bolsistas, que têm como campo de estágio os cinco Centros de Apoio às Escolas de Tempo Integral.

A coordenadora do curso, Vannina Assis,  informa que a parceria foi firmada em 2007 e a tendência é ampliar ainda mais  a participação de alunos do curso. A partir deste ano, o município passará a ter mais dois Centros de Apoio, totalizando sete escolas com essa finalidade, que oferece principalmente à comunidade carente, além de aulas, outras atividades.

Vannina informa que o estágio consiste em promover oficinas, enfocando o esporte de uma forma geral, desde jogos a danças. “É uma oportunidade para o aluno aplicar a prática à teoria,  trazendo experiências que só vão qualificá-lo ainda mais”, disse Vannina.

Uma outra parceria da Ufal, em Arapiraca, é realizada através da Secretaria Municipal de Esportes,  com atividades no Programa 2º Tempo do Governo Federal. O projeto contempla cerca de 20 acadêmicos que atuam em 13 escolas da rede municipal.“O nosso objetivo é trabalhar dentro da realidade econômica da região”, afirma a professora Vannina Assis.

Outro projeto que está sendo ampliado é: “Interação Ufal - Educação Física – Escola: isso faz bem à saúde!”, decorrente da disciplina Seminário Integrador. O projeto aconteceu em forma de piloto nas escolas estaduais nas Escolas Costa Rego e Izaura Antônia de Lisboa, e neste semestre está sendo ampliado com outros cursos (como zootecnia e enfermagem). Consiste em palestras e atividades desenvolvidas junto aos escolares sobre saúde e qualidade de vida.

A coordenadora acrescenta que a interação entre a Ufal e o município de Arapiraca, buscando a promoção à saúde, vem fazendo com que os alunos do curso tenham contato com a realidade local.  “Além de prazerosas e produtivas essas ações vêm contribuindo ainda com o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças buscando assim, a promoção à saúde da comunidade envolvida no Programa”, enfatiza Vannina.

Diana Monteiro - Jornalista