Consuni aprova prorrogação de prazo para feras das escolas públicas apresentarem diploma do ensino médio

Também foram empossadas duas novas conselheiras

26/02/2009 10h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h13
Reunião ordinária do Consuni

O Conselho Universitário (Consuni) da Ufal empossou duas novas conselheiras nessa segunda-feira, 2 de março, na Sala dos Conselhos Superiores Professor Eduardo Almeida da Silva. As duas novas integrantes do Conselho são Risonilda Costa, coordenadora geral do Sintufal, tendo como suplente Maria Helena Araújo, também dirigente do sindicato.

Nessa primeira reunião, a pauta da ordem do dia teve discussões sobre homologações de resoluções aprovadas “Ad Referendum” relacionadas ao Calendário Acadêmico 2009, Projetos de cursos de Especialização – “Lato Sensu”, Projeto de Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, dentre outros.

Dois recursos foram aprovados, reconhecendo o título de doutorado para incentivo funcional a dois docentes. O Relatório de Auto Avaliação da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA/Ufal) foi apresentado e o calendário anual das reuniões do Consuni foi definido, com as seguintes datas: 6 de abril, 4 de maio, 1 de junho, 6 d ejulho, 10 de agosto, 14 de setembro, 5 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro, sempre às 14h.

Além disso, o Consuni atendeu o pedido do Conselho Estadual de Educação e prorrogou o prazo para apresentação de documentação escolar e regularização de vida escolar dos estudantes concluintes do Ensino Médio na rede estadual de ensino, em virtude das "paralisações nos anos letivos de 2007 e 2008 e reformas muito demoradas de prédios escolares", o que gerou inadequação entre o calendário letivo e o ano civil. O novo prazo será definido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

O Consuni é a instância de discussão e deliberação da Política Geral que norteia os rumos da Universidade. É dividido em duas câmaras temáticas: a Acadêmica, que trata dos assuntos referentes ao ensino, pesquisa e extensão; e a Administrativa, que trata da política de administração da instituição. É composto por 53 conselheiros titulares, dentre pró-reitores, representates das Unidades Acadêmicas, Adufal, Sintufal e DCE, além de docentes  e técnicos eleitos. O Conselho de Curadores (Cura) da Ufal, formado por 7 integrantes, assessora o Consuni na tomada de decisões.

Por Rose Ferreira – assessoria de comunicação Ufal