Aprovados no Processo Seletivo da UAB fazem matrícula no dia 28 de fevereiro

Os alunos aprovados no Processo Seletivo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2009 na Universidade Federal de Alagoas devem fazer matrícula no dia 28 de fevereiro, das 9h às 16h, em locais específicos em cada um dos Pólos – Maceió, Maragogi, Olho d’Água das Flores, Santana do Ipanema e São José da Lage. Confira os locais de matrícula em anexo.

12/02/2009 15h14 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h11

Para efetuar a matrícula são necessários: 1 foto 3x4 recente, e originais e duas fotocópias do documento oficial de identidade; CPF; título de eleitor; comprovante de votação na última eleição; documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares, caso seja candidato do sexo masculino com mais de 18 anos;  e histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente ou diploma do curso superior devidamente registrado. Os candidatos da demanda Professor da Rede Pública, devem também apresentar original e duas fotocópias do contra cheque ou declaração, expedida pela Secretaria Estadual da Educação ou Secretarias Municipal de Educação, indicando que é Professor.

Quase seis mil inscritos participaram do processo seletivo desse ano, o que demonstra a consolidação da modalidade a distância de ensino. Segundo a coordenadora da Coordenaria Institucional de Educação a Distância (CIED), professora Anamelea Pinto, a procura pelos cursos a distância da Ufal tem sido maior a cada vestibular e revela a forte demanda pelas áreas ofertadas. “Todo o processo de inscrição foi feito pela internet e estamos vendo um forte crescimento desde o primeiro vestibular, inclusive com o novo Pólo em São José da Lage”, diz a professora.

O Processo Seletivo Específico da Universidade Aberta do Brasil preencheu 750 vagas para ingresso nos cursos de graduação em Física, Matemática, Pedagogia - Licenciatura e Sistema de Informação - Bacharelado, conforme definido nos projetos pedagógicos dos cursos. O curso de maior concorrência foi o de Pedagogia, com 898 inscritos para as vagas Geral e 626 especificamente para as vagas destinadas aos professores da rede pública de ensino do Estado.

Foi realizada uma única fase, com provas objetivas e redação. Do número de vagas ofertadas para cada Pólo, 80% são destinados a professores da Rede Pública e 20% ao público em geral, exceto para as vagas destinadas ao Curso de Bacharelado em Sistema de Informação. A Ufal foi pioneira em Alagoas em oferecimento de curso de graduação na modalidade a distância. Em 1996, visando à formação dos professores da rede pública que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, criou o curso de licenciatura em Pedagogia, que foi também o primeiro curso de graduação a distância a ser reconhecido pelo MEC em Alagoas.

Mais informações: 3214-1135.