Universia expande atuação e fecha 2008 com 1.100 universidades parceiras

Rede passou a atuar em 15 países da Ibero-américa, alcançando 76% do coletivo universitário

19/01/2009 11h57 - Atualizado em 12/08/2014 às 23h53

A Rede Universia expandiu a sua atuação, em 2008, e passou a atuar em quatro novos países: Andorra, Panamá, Paraguai e República Dominicana. São 1.100 universidades parceiras e cerca de 12 milhões de estudantes e professores universitários beneficiados com os serviços e conteúdos oferecidos pela Rede, um total de 76% do coletivo universitário. Os portais dos 15 países, onde o Universia está presente, tiveram uma média mensal de 7 milhões de usuários únicos. No Brasil, o número de instituição de ensino superior aumentou, cresceu a audiência do Portal, e mais de 50% da comunidade acadêmica do País foi beneficiada pelos projetos voltados para formação e empregos.

Entre as ações de destaque, foram incorporadas mais de 470 assinaturas e 87 universidades ao Consórcio OpenCourseWare, espaço virtual que disponibiliza gratuitamente materiais de aula do ensino superior. Na área de empregos, cerca de 170 mil universitários conseguiram estágios por meio do Universia. E 70 mil usuários participaram dos blogs corporativos Universia. Foi lançado, ainda, o Innoversia (www.innoversia.net), portal especialmente criado para vincular as necessidades de inovação tecnológica das empresas com as capacidades dos pesquisadores e cientistas de toda a Ibero-América.

No Brasil, o Universia fechou o ano com a parceria de 257 universidades, alcançando 2,5 milhões de estudantes e professores. O portal atingiu a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados, com uma média mensal de 1,1 milhão de usuários únicos. Por meio do serviço Universia Emprego, mais de 6 mil estudantes passaram por processos de seleção para vagas de estágio em todo o território nacional.

“A consolidação do Universia como o maior portal de educação do País está ligada não somente ao conteúdo divulgado, mas, também ao forte relacionamento com as universidades parceiras. Esse trabalho nos permite desenvolver ações que promovam o desenvolvimento intelectual e beneficiem a sociedade como um todo. A relevância do portal se reflete nos números alcançados em 2008, quando atingimos a marca de 1,1 milhão de usuários únicos por mês”, afirma Alina Correa, Diretora Geral do Universia Brasil.

Sobre o Universia

O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.100 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade (emprego), incentivo à formação (formação), desenvolvimento dos meios científico e acadêmico (observatório), e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário (redes sociais).

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 15 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela, Uruguai, Andorra, Panamá, Paraguai e República Dominicana, congregando 76% do público universitário, com 11,8 milhões de alunos e quase 900 mil professores.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em seis anos, a parceria com 257 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,1 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios, cursos on-line, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

www.universia.com.br