Reitora cumprimenta alunos dos Cursos de Verão

19/01/2009 09h15 - Atualizado em 12/08/2014 às 23h53
Reitora em visita ao curso de cálculo

No penúltimo dia de cursos de verão, a reitora Ana Dayse Dorea, acompanhada pelo vice-reitor Eurico Lôbo, o pró-reitor de ExTensão, Eduardo Lyra, e o coordenador de extensão, José Roberto Santos, percorreu as salas onde estão sendo realizadas as aulas e conversou com os alunos para saber como eles avaliaram a proposta de cursos abertos à comunidade durante o período de férias.

Os depoimentos foram muito positivos. No curso de cuidadores de crianças, os alunos ressaltaram que a oportunidade de aperfeiçoamento foi fundamental. “Estou aqui porque trabalho em uma comunidade no Jacintinho e preciso tratar de pessoas de todas as faixas etárias. O curso tem um significado importante na minha preparação e espero que mais cursos sejam oferecidos pela Universidade", disse Severino Rodrigues, aluno do curso de cuidadores de criança. “Usei minhas férias para fazer dois cursos e trouxe a família toda”, contou Ângela Torres de Castro, aluna dos cursos de desenho a mão livre e webdesing

A reitora ressaltou a troca de experiências durante os cursos de verão e parabenizou todos os envolvidos. Pelo resultado positivo do projeto, a reitora já planeja com a equipe da pró-reitoria de Extensão a realização dos cursos de inverno. "E devemos oferecer mais uma vez os cursos de verão no próximo ano", disse a reitora, enfatizando a importância de abrir as portas da universidade para o intercâmbio com a comunidade.

Essa foia  primeira vez que a Ufal proporcionou os Cursos de Verão, um projeto simples que oferece diversos cursos a estudantes, técnicos e comunidade em geral no mês de janeiro. Os Cursos têm o objetivo de difundir conhecimento, ajudando os participantes a desenvolverem habilidades sobre as quais se interessem. A idéia partiu do coordenador de Extensão, Roberto Santos, e a Pró-Reitoria de Extensão abraçou.

Muita gente quis aproveitar as férias para ampliar conhecimentos. Prova disso foi a grande procura pelos cursos, que surpreendeu a própria organização. Para se ter noção, na primeira semana em que foram abertas as inscrições, a maioria das vagas dos 14 cursos oferecidos foi preenchida. Segundo o prof. José Roberto Santos, isso anima a Proex a organizar a segunda versão, seguindo a mesma proposta, oferecendo Cursos de Inverno.

Amanhã, 23 de janeiro, os alunos concluem os cursos com muita festa nas salas de aula e entrega de certificados.  São 9 turmas de  Webdesign 2, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Desenho a Mão Livre, Educação em Direitos Humanos, Acessibilidade e Cidadania, Edição Musical, Revisitando o AACR2r e Normatização do Trabalho Técnico Científico.

Segundo o pró-reitor de Extensão da Ufal, prof. Eduardo Lyra, houve um grande envolvimento da Proex juntamente com outros setores da Universidade para a realização dos Cursos de Verão. “A proposta é ofertar cursos para a comunidade que possibilitem uma melhor inserção no mercado. A resposta dos participantes foi muito positiva e esperamos que o clima seja o mesmo nesta segunda semana”, disse o pró-reitor.

Eduardo Lyra ainda disse, em consonância com o prof. José Roberto, que a forma de recepção dos participantes já possibilita a realizar os Cursos de Inverno, que podem fazer parte do quadro de atividades acadêmicas.

A estudante de jornalismo, Giselle Nascimento, que participou do curso de Webdesign disse que o curso foi de extrema importância para sua formação acadêmica. “O curso fora da Universidade tem um custo muito alto; o que faz desta, uma oportunidade única para aqueles que querem buscar uma especialização na área de Webdesign”, conclui Giselle.

A Proex está preparando uma avaliação com todos os envolvidos nesse projeto para verificar a satisfação e a qualidade dos cursos, visando melhorar as próximas edições que prometem se inserir no calendário acadêmico da Ufal.