Pesquisadores da Ufal podem se candidatar para publicação de livros

Edufal publica edital para seleção de 40 livros que serão publicados pela editora e lançados na IV Bienal internacional do Livro de Alagoas. Dos 40 títulos, 23 estão reservados para as Unidades Acadêmicas da Ufal e 17 para concorrência geral.

21/01/2009 11h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h07
context/imageCaption

IV Bienal

A IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas será realizada no período de 30 de outubro a 8 de novembro de 2009. O evento, aguardado com ansiedade pela comunidade acadêmica e pela sociedade alagoana em geral, é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, através da Edufal – Editora da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da Abeu (Associação Brasileira dos Editores Universitários), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas.

Nessa edição da Bienal, o patrono é José Marques de Melo, alagoano de Palmeiras dos Índios. Ingressante em Jornalismo em 1959, fundou a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 1966, e atualmente preside a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom.

Como na edição anterior, a Bienal será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, e vai contar com cinco salas para oficinas literárias e de criação, uma sala com 180 lugares para palestras, debates, mesas redondas, um café literário para bate-papo com autores nacionais e locais, um auditório para 500 lugares, além da praça de autógrafos, onde a interação entre autores e visitantes será o ponto forte.

A Bienal deve reunir mais de 300 editoras universitárias e comerciais de todo país, com aproximadamente 18.000 títulos, e receber a visita estimada de mais de cem mil pessoas. A rede de ensino pública e particular será mobilizada e as visitas pré-agendadas e monitoradas devem atender mais de 35.000 alunos. “A visitação escolar dá a dimensão do papel do evento no contexto educacional. Significa um aprendizado especial e diferente da rotina das aulas para os estudantes”, destaca a organizadora da Bienal, Sheila Maluf.

Na IV Bienal, os organizadores pretendem ampliar o sucesso da anterior, elevando de 118 para 130 o número de estandes, incentivando mais ainda a presença de estudantes e professores. Já está confirmada a participação de cinco países: México, Peru, Portugal, Espanha e França, além de uma Exposição das Editoras Universitárias da América Latina e Caribe.

As informações sobre a IV Bienal já estão no site da Edufal, inclusive com link para reservas de estandes: http://www.edufal.com.br/bienal2009/?pag=stands

Para conferir o edital de financiamento de livros, acesse www.edufal.com.br

Para saber detalhes sobre a Bienal anterior, realizada em outubro de 2007, também é possível consultar o link no site da Edufal, onde foram publicados os resultados e galeria de fotos, entre outras informações: http://www.edufal.com.br/bienal2007/

Links relacionados:

http://www.abeu.org.br/

http://www.eulac.org/noticias.htm