Inscrições para pós-graduação do IQB encerram hoje

02/02/2009 09h48 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h08

Últimos dias para inscrição da Seleção 2009/01 de Pós-Graduação do IQB, seleção de candidatos para os cursos de Mestrado e Doutorado em Química e Biotecnologia da Universidade Federal Alagoas. Inscrições até esta quarta, 4 de fevereiro.

Para o mestrado, o requisito é ter graduação em curso superior em Química ou áreas afins. Será exigida a seguinte documentação: Formulário de inscrição do PPGQB preenchido e acompanhado de diploma ou certificação de conclusão de Curso de Graduação; histórico escolar do Curso de Graduação; curriculum vitae documentado; duas cartas de recomendação (modelo PPGQB) assinadas por doutores (exceto futuros orientadores) e encaminhadas diretamente à coordenação; uma cópia do RG, do CPF, do certificado de Reservista e do Título de Eleitor e duas fotos 3 x 4.

A seleção para o Mestrado segue as seguintes etapas: prova escrita de Química Geral, Química Orgânica, Físico-Química, Química Inorgânica, Química Analítica e Bioquímica, eliminatória;  exame de proficiência em Inglês, não eliminatório;  análise curricular e das cartas de recomendação e entrevista.

Para o doutorado, o requisito é ser portador de título de Mestre ou estar prestes a defender a dissertação. Poderá se candidatar à seleção para o Doutorado, o aluno de Mestrado do próprio Curso que se encontra entre o 15º e 24º mês da admissão e tiver concluído o número de créditos exigidos para a obtenção do grau de Mestre, bem como, tiver sido aprovado no exame de qualificação, desde que tenha bom desempenho (obtenção de conceito médio A ou B e demonstração de produção científica) e seja indicado por seu orientador.

A documentação exigida é a seguinte: formulário de inscrição do PPGQB preenchido e acompanhado de diploma ou atestado de defesa da dissertação de Mestrado; exemplar da dissertação, ou no caso de dissertação prestes a serem defendidas, uma cópia do material já escrito juntamente com uma carta do orientador indicando que a mesma está em período final de redação; três cópias do pré-projeto de tese redigido com a supervisão do futuro orientador, credenciado pelo Curso, em nível de Doutorado, três cópias do projeto de pesquisa de autoria exclusiva do candidato, original (tema completamente diferente daquele do pré-projeto de tese) e com assunto escolhido pelo mesmo dentre qualquer das linhas de pesquisa do Curso; histórico escolar de Graduação e Pós-Graduação, acompanhado, no último caso, das ementas das disciplinas, carga horária e bibliografia; curriculum vitae documentado; duas cartas de recomendação (modelo PPGQB) assinadas por doutores (exceto futuros orientadores) e encaminhadas diretamente à coordenação; uma cópia do RG, do CPF, do Certificado de Reservista e do Título de Eleitor e duas fotos 3 x4.

A seleção será feita através de avaliação, por parte de uma Comissão designada pelo Colegiado do Curso, do potencial do candidato quanto à redação e defesa de uma proposta de pesquisa, assim como, de seu desempenho acadêmico e científico, através de: apresentação oral do projeto de pesquisa de autoria do candidato, análise do currículo e das cartas de recomendação e entrevista. Exame de proficiência em uma segunda língua estrangeira, não eliminatório.

Mais informações podem ser obtidas no endereço www.iqb.ufal.br,

pgqb@qui.ufal.br e no telefone: 82-32141384