INEP define primeiro cronograma da avaliação de IFES

26/01/2009 14h17 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h07

Está definido o cronograma das primeiras instituições de educação superior e de cursos a serem avaliados este ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A partir de 8 de março, as instituições do primeiro grupo começarão a receber visita dos avaliadores e, até junho, o Inep deve apresentar os primeiros resultados do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

O cronograma compreende a avaliação institucional externa, para renovação de reconhecimento de curso - áreas aferidas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), em 2007 - e para os processos de autorização de cursos de medicina e direito. A avaliação institucional é uma das três dimensões do Sinaes, que compreende ainda a de cursos e a de estudantes, o Enade.

A avaliação externa é realizada por comissões designadas pelo Inep. Para definir as 60 instituições desse primeiro grupo, foram considerados os cursos avaliados no Enade de 2007 e que estão em processo de renovação de reconhecimento. Para medicina e direito, a composição do primeiro grupo de 2009 considerou a ordem de entrada dos respectivos processos de autorização, como vinha sendo feito pelo Inep desde o ano passado.

A novidade na avaliação externa é que o cronograma conterá a relação nominal das instituições. As instituições desse primeiro grupo têm até 2 de fevereiro para pagar a taxa de avaliação e até 18 de fevereiro para o preenchimento do formulário eletrônico. Posteriormente, o Inep divulgará o cronograma de novos grupos de instituições a serem avaliadas ainda neste semestre.

Portal UOL Educação, 21/01/2009