Hospital Universitário vai contratar pediatras temporários

06/01/2009 18h21 - Atualizado em 12/08/2014 às 23h52

O Diretor Geral do Hospital Universitário, Paulo Teixeira, informou à imprensa, nessa terça-feira, 6, que está selecionando mais quatro pediatras neonatologistas para diminuir a sobrecarga de trabalho dos profissionais que atuam no setor de pediatria. “Temos uma equipe reduzida, com 18 pediatras. Nesse mês de janeiro, dois deles saíram de férias e outros quatro tiraram licença-médica”, explicou o diretor.

O Hospital Universitário é referência para partos de alto risco e recebe parturientes que tiveram, muitas vezes, uma assistência precária durante o pré-natal, ou por morarem em lugares de difícil acesso ou por falta de informação. A consequência são partos prematuros e recém-nascidos com má-formação ou doenças congênitas. “Essas mães só têm aqui e a Maternidade Santa Mônica para receberem essa assistência, por isso trabalhamos com uma sobrecarga constante e com frequentes problemas de superlotação”, disse Paulo Teixeira.

Nessa terça-feira, 6, por exemplo, a UTI Neonatal, que tem dez leitos, estava com dezoito recém-nascidos. A Unidade Intermediária – UCI –, que tem 12 leitos, estava com 15 bebês.

As quatro vagas para pediatras neonatologistas oferecidas pelo Hospital Universitário são para serviço temporário de três meses, 24 horas por semana, com salário de R$ 2.400,00

Quanto aos problemas de falta de equipamentos e outros recursos, o Diretor informou que essas deficiências devem ser sanadas com investimentos do Governo Federal por meio de um programa que, a exemplo do Reuni, deve investir na reestruturação dos Hospitais Universitários.

O REHUF tem a finalidade de avaliar recursos e infra-estrutura e financeira dos hospitais universitários federais, com vistas a diagnosticar a situação e propor planos de melhorias. “Já participei da primeira reunião em dezembro do ano passado. Acreditamos que o programa deve começar a sem implantado ainda esse ano”, disse o Diretor.

Lenilda Luna - assessora da Ufal