Copeve divulga gabarito das provas do vestibular a distância

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED) da Universidade Federal de Alagoas publicou o gabarito das provas realizadas neste domingo, 25 de janeiro, para seleção dos alunos da Universidade Aberta do Brasil

23/01/2009 18h34 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h07

Já está no site da Copeve o gabarito para as provas realizadas no Vestibular para os cursos a distância oferecidos pela Ufal. Quase seis mil inscritos participaram do processo. Isso demonstra que, a cada ano, a modalidade a distância de ensino se consolida. Segundo a coordenadora do CIED, professora Anamelea Pinto, a procura pelos cursos a distância da Ufal tem sido maior a cada vestibular e revela a forte demanda pelas áreas ofertadas. “Todo o processo de inscrição foi feito pela internet e estamos vendo um forte crescimento desde o primeiro vestibular, inclusive com o novo Pólo em São José da Lage”, diz a professora.

O curso de maior concorrência foi o de Pedagogia, com 898 inscritos para as vagas Geral e 626 especificamente para as vagas destinadas aos professores da rede pública de ensino do Estado. Para a professora Anamelea, as vagas para formação de professores devem ser foco de maior divugação e pesquisa, pois ainda não são muito procuradas. “Precisamos saber o porquê da procura não ser expressiva; se é porque os professores já foram qualificados ou se porque ainda não há interesse”, avalia.

O Processo Seletivo Específico da Universidade Aberta do Brasil deve preencher 750 vagas para ingresso nos cursos de graduação em Física, Matemática, Pedagogia - Licenciatura e Sistema de Informação - Bacharelado, conforme definido nos projetos pedagógicos dos cursos. As vagas abrangem os pólos Maceió, Santana do Ipanema, Olho D’água das Flores, Maragogi e São José da Lage.

Foi realizada uma única fase, com provas objetivas e redação. Do número de vagas ofertadas para cada Pólo, 80% são destinados a professores da Rede Pública e 20% ao público em geral, exceto para as vagas destinadas ao Curso de Bacharelado em Sistema de Informação. A Ufal foi pioneira em Alagoas em oferecimento de curso de graduação na modalidade a distância. Em 1996, visando à formação dos professores da rede pública que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, criou o curso de licenciatura em Pedagogia, que foi também o primeiro curso de graduação a distância a ser reconhecido pelo MEC em Alagoas.

O CIED é o órgão de apoio acadêmico vinculado à Reitoria, que coordena os planos de ações de Educação a Distância na Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, além de Pedagogia, são oferecidos os cursos de Sistema da Informação, Administração, Matemática e Física.

Jacqueline Freire – estagiária de Jornalismo

http://200.17.114.251/copeve/vestibular-a-distancia