Inscrições abertas para minicurso sobre fármacos naturais e terapia anti-câncer

Curso acontece no dia 6 de maio e é promovido pela Liga Acadêmica de Ativos Naturais da Ufal
Por Jacqueline Freire – jornalista
20/03/2024 09h30 - Atualizado em 21/03/2024 às 11h05

Estão abertas, até o próximo dia 3 de maio, as inscrições para o 2º Minicurso Introdutório da Liga Acadêmica de Ativos Naturais, uma realização do Programa de Ações da Liga Acadêmica de Ativos Naturais (Liaana) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O minicurso acontece no dia 6 de maio, com início às 13h, no auditório Vera Rocha, no Campus A.C. Simões.

Durante as aulas serão discutidos dois temas principais: a importância dos produtos naturais na síntese de fármacos, palestra ministrada pelo professor João Xavier; e a terapia anti-câncer, com o professor Carlos Arthur Cardoso.

A professora Sâmia Silva, do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF) da Ufal e uma das coordenadoras do evento, explica que o uso de plantas medicinais, sob a forma de remédios caseiros e fitoterápicos, já é uma prática que remete diretamente ao universo dos produtos naturais como recursos terapêuticos. “No entanto, não é de conhecimento geral o uso das biomoléculas produzidas por plantas compondo o arsenal terapêutico para tratamento de doenças, inclusive de alta gravidade”, lembra.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site ou pelo Sigaa e terão certificação de participação pela Pró-reitoria de Extensão com carga-horária de quatro horas. São 80 vagas para estudantes dos cursos da área de saúde e ciências biológicas da Ufal e de outras instituições de ensino superior de Alagoas, com taxa de inscrição de R$ 5,00 para estudantes e R$ 10,00 para profissionais. Aberto a toda comunidade acadêmica interessada.

O curso é coordenado pelas docentes do ICF Sâmia Silva e Êurica Ribeiro, além das estudantes de Farmácia Maria Fernanda Santos e Jaciane Celestino. A ação faz parte do Programa de Ações da Liga Acadêmica de Ativos Naturais (2023-2024).

Mais informações no perfil @liaana.ufal ou no endereço: ligaufalliana@gmail.com