Projeto debate economia e meio ambiente marítimo e lagunar em Maceió

Ação de extensão acontece na próxima terça-feira (5), com transmissão ao vivo e direito a certificado

Por Ascom Ufal com Kariny Marinho – estudante de Relações Públicas
30/11/2023 14h13 - Atualizado em 03/05/2024 às 16h11

A economia e o meio ambiente marítimo e lagunar em Maceió será o tema da última live do ano do Projeto de extensão Saberes Ufal Maceió Mar e Laguna. Para fechar 2023 com chave de ouro através de um bate-papo enriquecedor, a última live acontece no perfil do @maceiomarelaguna, na próxima terça-feira (5), às 19h30. Desta vez, o debate terá como convidado o professor Cícero Péricles.

O bate-papo abordará o tema economia e suas implicações para a população de Maceió, tendo como base o meio ambiente marítimo e lagunar na cidade, mostrando como a economia interfere nas diversas camadas sociais, nas atividades produtivas e na realidade de uma cidade bastante desigual. O debate também vai propor que os espectadores possam perceber quais as consequências disso para o meio ambiente e para a construção de uma cidade melhor.

Para que os participantes obtenham certificado de três horas por live, as inscrições devem ser realizadas por meio do Sigaa. Caso o participante ainda não possua cadastro no Sigaa, é preciso clicar no link e em “Ainda não possuo cadastro”. Em seguida, preencher o formulário e aguardar o e-mail de confirmação. Ao recebê-lo, é preciso confirmar o cadastro.

Maceió Mar e Laguna

O perfil do Instagram existe desde abril de 2020 e tem como objetivo divulgar a temática do mar e da laguna Mundaú e sua relação com a cidade de Maceió, fundamentada em trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e a partir das pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado sobre o tema, desenvolvidas pelo coordenador, Rubens Duarte, arquiteto, urbanista e docente do Centro de Tecnologia (Ctec), tendo como base também o seu livro Laguna de encantos e Desencantos, publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) este ano.

Rubens Duarte é doutor em Arquitetura e Urbanismo com a teseO protagonismo e a sedução do mar e da laguna em Maceió e o imaginário das águas na cidade, publicada em 2019. Anos antes, em 2010, ele publicou a dissertação de Mestrado sobre a região lagunar de Maceió, onde foi construído o Dique-Estrada. Os trabalhos são bastante consultados no Repositório da Ufal. A tese já foi baixada mais de 2,5 mil vezes.

Conheça mais sobre o projeto aqui.