Submissões de trabalhos para 4º Encontro da Renorbio seguem até dia 31

Evento acontece de 10 a 12 de dezembro no Centro de Inovação em Jaraguá

Por Jacqueline Freire – jornalista
18/10/2023 16h11 - Atualizado em 03/05/2024 às 16h11

Entre os dias 10 e 12 de dezembro acontece no Centro de Inovação em Jaraguá, o 4º Encontro de Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), com o tema “Ciência, Inovação e Responsabilidade Social”. O prazo para submissão de trabalhos segue até 31 de outubro.

A iniciativa tem o objetivo de promover um fórum de discussão científica, agregando instituições e pesquisadores da região NE e de outras regiões do Brasil, além de criar um ambiente para interação entre os setores produtivos e a academia, visando a busca de soluções para problemas de mercado.

A professora Marília Goulart, coordenadora geral do Programa Renorbio na Ufal e membro da comissão local de organização do evento, diz que o evento pretende estimular cada vez mais a formação de cientistas com uma base sólida e fundamentada nos conceitos e metodologias da Biotecnologia em nosso país.

Dirigido a doutores, especialistas, pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação da área de Biotecnologia e afins, o 4º Encontro de Biotecnologia da Renorbio discutirá diversos temas relevantes à sociedade, como as contribuições da Biotecnologia na Resolução de Emergências no Brasil, inteligência artificial, Star Idaz – Consórcio animal, bionegócios, entre outros.

Programação

A abertura do evento acontece às 10h com a presença do reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo; da professora Marília Goulart, coordenadora geral da Renorbio; do professor Thiago Aquino, diretor do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), professor Fábio Guedes; e do coordenador da área de Biotecnologia da Capes, professor Tiago Collares.

Logo em seguida haverá a sessão plenária sobre produção de vacinas, com a membro da Academia Brasileira de Ciências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a professora Santuza Maria Ribeiro. Outros temas a serem discutidos ao longo do evento são a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBIO), desastres ambientais rompimentos de barragens e sua mitigação; Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidade; uso de fungos para o controle de carrapatos; Genes diferencialmente expressos (DEGs) na avaliação de covid-19; Biotecnologia para os dispositivos de diagnósticos; Startups; saúde no Brasil; entre outros.

Para inscrição, clique aqui. Mais informações, acesse o site ou clique aqui.