Ufal e Sociedade fala sobre esporte e Festival Paralímpico

A entrevistada é a professora Neiza Fumes, do Instituto de Educação Física
Por Lenilda Luna - jornalista
08/09/2023 13h20

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai sediar a segunda etapa do Festival Paralímpico Loterias Caixa, no dia 23 de setembro, a partir das 9h. O evento é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o objetivo de promover uma experimentação esportiva, de maneira divertida e participativa. O festival é voltado para crianças e jovens, de 8 a 17 anos, e é realizado em todo o território nacional, em mais de cem cidades, simultaneamente.

A professora Neiza Fumes participa do programa Ufal e Sociedade, que será veiculado a partir da próxima segunda-feira (11), às 11h, para falar da importância do evento na divulgação do esporte paralímpico. A professora tem experiência na área da Educação Inclusiva e Educação Física Adaptada e é pesquisadora da temática da formação de professores e os desafios da inclusão de pessoas com deficiência em diferentes contextos educativos, formação docente e a escolarização de alunos com deficiência intelectual.

Neiza foi criadora do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Ufal e tem uma militância na busca da Educação Inclusiva há cerca de três décadas. “Somos insistentes, apesar das dificuldades de garantir os avanços que queremos ver. Porque a Educação Inclusiva não é conquistada apenas com o acesso à matrícula, mas também com a permanência e a aprendizagem”, destaca a educadora.

Para mais informações sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro, acesse o site