Monitoria lança e-book com artigos que receberam excelência acadêmica

Também foi lançado na 10ª Bienal o livro sobre alimentação de gestantes da Faculdade de Nutrição

Por Manuella Soares e Mariana Lima - jornalistas, Fotos - Renner Boldrino
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A Ufal tem cerca de 400 estudantes que disponibilizam um tempo para ajudar outros estudantes por meio do Programa de Monitoria. Bolsistas e voluntários da graduação compartilham seus conhecimentos e aproveitam a experiência como parte da formação profissional. Essas trocas foram assunto de mesa de debate na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas e espaço de divulgação do novo e-book sobre o Programa.

“Foi um momento para que todos os participantes tomassem ciência do quão importante é a presença dos monitores em uma universidade. Falamos da monitoria ajudando na formação do discente monitor e despertando seu interesse pela docência, mas também discutimos seu papel na redução da retenção e evasão nos cursos”, relembrou a professora Roberta Ferreira, uma das palestrantes da mesa intitulada Socializando experiências do Programa de Monitoria da Ufal.

O evento também teve como convidada a professora Jordânia Souza. Na oportunidade, houve relatos de discentes que melhoraram seu rendimento e compreensão das disciplinas, e de docentes que contaram com a ajuda de monitores para inovar as aulas ministradas.

As palestrantes aproveitaram para falar sobre o Seminário Institucional da Monitoria (SIM-Ufal), evento que ocorre anualmente e destaca os melhores trabalhos do ciclo, além de apresentar os resultados do Programa em todos os campi da Universidade.

Os alunos que receberam Excelência Acadêmica pelos trabalhos apresentados no último SIM-Ufal foram convidados a participar da 2ª edição do e-book Experiências do Programa Monitoria da Ufal, lançado no dia 17 de agosto, durante a Bienal do Livro. Eles escreveram um artigo mais detalhado sobre o trabalho desenvolvido e o material foi reunido num livro digital disponível para download gratuito clicando aqui.

E-book Volume 2

O novo produto do Programa tem sete capítulos que trazem os trabalhos da Monitoria divididos por áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Letras, Linguística e Artes.

“O objetivo desse e-book, não é só relatar as experiências exitosas da monitoria, mas acima de tudo, inspirar professores e monitores no exercício de suas atividades. Neste e-book vocês poderão encontrar estratégias diversas, como organização de debates, criação de jogos e uso de aplicativos que poderão servir de modelo para que possam melhorar a dinâmica de ensino. Este é o tipo de livro para ter sempre por perto e usar naqueles momentos em que precisamos de uma dose extra de criatividade”, disse no prefácio a professora Roberta Ferreira.

Um dos artigos escolhidos foi o de Everlaine Leite, que fez parte do Programa como monitora da disciplina de Patologia, no curso de Biologia, durante dois períodos, com orientação dos professores Marvin Lins Maria Danielma Reis. Ela conta que acompanhou a transição do ensino remoto imposto pela pandemia da covid-19 para a retomada do ensino presencial, e viu de perto a dificuldade dos alunos da disciplina na compreensão de algumas temáticas.

O contexto a fez recorrer a métodos diferentes na vivência enquanto monitora. “Pensamos em produzir vídeos curtos, lúdicos com linguagem clara e acessível a diferentes públicos que pudesse servir de ferramenta no aprendizado dos discentes que fosse além das atividades e monitorias já trabalhadas em aula”, lembrou.

Essa ideia deu tão certo que os professores da disciplina utilizaram o material como um recurso avaliativo durante uma prova convencional. O feedback positivo dos alunos do desempenho das atividades foi relatado no e-book para ilustrar a importância do uso de mídias alternativas como recurso didático complementar no ensino superior.

Everlaine resumiu a satisfação com o resultado do trabalho: “Ir à Bienal para o lançamento do e-book da Monitoria e representar tantos outros monitores e autores foi uma honra. Muito gratificante para mim, tanto a nível profissional acadêmico, mas também pessoal. Fico ainda muito feliz em poder vivenciar o espaço que a monitoria tem ganhado na nossa universidade nos últimos anos, e ver todo o empenho em reconhecer o trabalho de excelência desenvolvido pelos monitores da Universidade”.

Sobre o Programa

O Programa de Monitoria envolve docentes e discentes na condição de orientadores e monitores, respectivamente. Entre os objetivos estão: despertar no segmento discente o interesse pela docência, estimulando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao seu exercício; promover a melhoria do ensino de graduação através da interação dos monitores com os segmentos docentes e discentes; e auxiliar o docente em suas atividades acadêmicas de ensino, associadas com a pesquisa e a extensão.

O Programa Geral de Monitoria da Ufal é efetivado com monitores bolsistas e monitores voluntários. Os selecionados com bolsa recebem um auxílio de R$ 400 por mês.

Nutrição

E assim como ocorreu em cada dia da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o Café Literário da Edufal recebeu o lançamento de obras selecionadas a partir da produção acadêmica de diversos docentes e discentes da Ufal, entre os quais o Avaliação nutricional da gestante: da teoria à aplicação prática, organizado pela professora da Faculdade de Nutrição, Alane Cabral Menezes de Oliveira.

Este livro é o segundo em uma coleção de quatro volumes sobre a nutrição materno-infantil, indo desde avaliação nutricional, nutrição da gestante, da criança e do adolescente, elaborados com rigor científico para que possa ser utilizado em sala de aula na Faculdade de Nutrição (Fanut) da Ufal e indicado aos profissionais da área de nutrição materno-infantil.

“Enquanto professores da Universidade, sentimos muita a necessidade de um material que seja científico, atualizado e completo na área que englobe a avaliação nutricional da gestante e dos outros públicos do materno infantil. Quando falamos na nutrição da gestante, é tudo muito limitado, temos poucos pesquisadores que trabalham nessa área. Como já temos pesquisas e experiência com esse tema, ficou mais fácil a organização de uma obra didática nesse porte”, explicou a professora Alane Cabral.

Apesar dos volumes 1, 3 e 4 da coleção não terem sido contemplados no Edital nº 03/2022 que viabilizou o lançamento durante a Bienal do Livro, todos já estão aprovados e serão lançados pela Edufal. Além disso, toda a coleção é voltada para a academia (alunos e pesquisadores), nutricionistas e até mesmo o público em geral que possa utilizá-lo para pesquisa pessoal, daí a importância da visibilidade de um lançamento em plena Bienal.

“Ficamos muito felizes pela possibilidade do lançamento na Bienal, porque sabemos que é um momento em que muita gente vai estar presente. O evento é internacional, então temos pessoas de fora e sabemos que a visibilidade do material vai ser bem maior”, arrematou a professora.

Outros lançamentos

Também fruto do Edital nº 03/2022 da Edufal, foram lançadas as seguintes obras:

Anatomia do Sistema Dental: análise Descritiva e Topográfica Aplicada à Clínica (volume 1), de Fernando José Camello de Lima, George Lemos, Olavo Barbosa;

Neurociências de ratos selvagens e outras linhagens, de Raner Póvoa;

Produção e circulação de publicações de quadrinhos religiosos no Brasil (1960-2014), de Amaro Braga.

Relançamento

Na ocasião, também ocorreu um relançamento da obra Lagoa de Encantos e Desencantos, de Rubens Duarte, fruto de seus trabalhos de mestrado e doutorado.

O livro mescla trabalhos de campo, conversas com especialistas em temas específicos, registros históricos e a contribuição pessoal do professor em seus anos de pesquisa contínua sobre o ambiente lagunar em Maceió, além da constante relação de aproximação e afastamento entre o ambiente da lagoa e a sociedade ao longo dos anos.

A obra também pode ser adquirida na sede da Edufal, localizada no Campus A.C. Simões, em Maceió.