Núcleo de Expressões Dramáticas celebra dez anos com lançamento de livro

Obra foi organizada a partir das linhas de estudo do grupo de pesquisa; outros lançamentos também foram realizados
Por Mariana Lima – jornalista / Renner Boldrino - fotógrafo
15/08/2023 15h52 - Atualizado em 15/08/2023 às 15h53
Professora Ana Flávia Ferraz

Professora Ana Flávia Ferraz

O Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (Neped) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) chegou a uma década de atividades e celebrou, na noite da última segunda-feira (14), com o lançamento de um livro que versa sobre os percursos e poéticas do grupo. O livro foi lançado com o selo da Edufal durante a Bienal e marcou a conclusão das comemorações referentes aos dez anos do Núcleo.

Organizado pela professora Ana Flávia Ferraz, a obra foi organizada a partir das três linhas de pesquisa do Núcleo: Poéticas e Política das Artes, História e Crítica das Artes, e Estudos da Audiovisualidade. Também conta com uma releitura da peça Antígona enquanto texto dramático[R1]  inédito, escrito por um aluno integrante – o Neped é composto por professores e estudantes de diversos campi da Ufal.

“Esse livro é uma espécie de resumo, de apresentação da trajetória dos 10 anos do Núcleo de pesquisa na área de Artes, então é uma obra que tem um significado muito especial para nós porque é uma consolidação de 10 anos de pesquisa. Então estar aqui, estar lançando pela Edufal – é o terceiro livro do Núcleo que lançamos pela Edufal – mas este é muito especial”, revelou Ana Flávia.

Obras lançadas

Outros autores e autoras que realizaram o lançamento de seus livros como parte da programação da Edufal na Bienal na segunda foram:

Ana Maria Vergne, Sanadia Gama, Sara Borba, Sara Jane Cerqueira (Org.), com “Educação no/do campo e de pessoas adultas e idosas: resistindo e produzindo conhecimento”;

Otávio Cabral, com “Do logro ao lucro & a parceria da liberdade algumas reflexões em torno de: Mandrágora, Tartufo, o inspetor geral e Hernani”;

Pedro Vasconcellos e Taciana Mafra, com “O laudo trincado e o resgate de um(a) cabeça”;

Pedro Vasconcellos, desta vez em produção solo, com “O leite, cuscuz e o céu: o Belo Monte de Antonio Conselheiro e a falácia euclidiana”;

Amaro Leite, com “Serra dos perigosos: guerrilha e indígenas no sertão de Alagoas, 2ª edição”.

Ana Flávia Ferraz (org.), com “Dos percursos e das poéticas: dez anos do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas – Neped”.