Edufal lança livro sobre crimes e a história do Brasil na Bienal

Obra propõe debate a partir da abordagem histórica de crimes no país e seus impactos na sociedade
Por Iara Melo – jornalista / Mitchel Leonardo - fotógrafo
21/08/2023 15h27 - Atualizado em 21/08/2023 às 15h53
O professor Gian Carlo de Melo fala sobre seu novo livro

O professor Gian Carlo de Melo fala sobre seu novo livro

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) lançou na tarde do último sábado (19) na Bienal do Livro, mais uma obra. Dessa vez, assinada pelo professor de Gian Carlo de Melo, Os Crimes e a história do Brasil – Abordagens Possíveis, o livro colaborativo reúne dez artigos de diversos autores, estudiosos de diferentes regiões do país. O lançamento, inclusive, coincidiu com o Dia do Historiador, criando ambiente especial no evento.

O momento contou com uma mesa formada por Eliane Pimentel, diretora da Faculdade de Direito de Alagoas e Hugo Leonardo Santos, professor de Direito Penal e Criminologia na Ufal, além de Gian Carlo. “A nossa intenção era percorrer o Brasil através dos crimes, por mais que seja uma história triste falar de crimes, é muito importante a gente entender o processo para evita-los no futuro”, afirmou o professor.

A característica da segunda edição desta obra é sua ampla abordagem histórica dos crimes que ocorreram desde o período colonial até os dias atuais. Os capítulos exploram uma variedade de tópicos, incluindo crimes de homofobia, violência contra a família e infanticídio. Os autores mergulham em várias regiões do Brasil buscando semelhanças e diferenças nos crimes ocorridos em diversos lugares.

De acordo com o professor Hugo Leonardo, este livro representa muito bem a riqueza e pluralidade da história social do crime e da história da criminalidade em geral. “O crime não pode estar sendo visto ou pensado somente a partir da legislação, a história talvez seja o instrumento perfeito para compreender o crime como um todo”, complementou o professor.

O evento proporcionou ainda uma oportunidade única para os entusiastas da história, acadêmicos e leitores em geral para explorar o passado do Brasil por meio de uma visão única, enriquecendo o entendimento dos crimes históricos e seu impacto duradouro na sociedade brasileira.

Segundo a diretora da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), Eliane Pimentel, o livro permanece atual e é um grande presente para a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo. “Estamos diante de uma obra que é uma verdadeira contribuição para entender as dinâmicas da violência do nosso país”, declarou a docente.

As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.