Ufal e Sociedade entrevista a professora Leonéa Santiago sobre seus novos desafios

Ela fala sobre os novos desafios após ser convidada para integrar a equipe do Ministério do Esporte

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

A professora Leonéa Santiago já está em Brasília, assumindo as novas funções na Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte. No início desta semana, Leonéa pediu exoneração do cargo de diretora do Instituto de Educação Física (Iefe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ao receber o convite para integrar a equipe do Ministério em Brasília.

Assim que saiu da reunião com o reitor Josealdo Tonholo, após ser exonerada, Leonéa concedeu entrevista à Rádio Ufal para falar sobre a expectativa com a nova missão, avaliar o período que esteve à frente do Iefe e falar dos preparativos para iniciar os trabalhos no Ministério. Leonéa destaca que vai atuar em parceria com as entidades da sociedade civil e universidades.

O Complexo Esportivo estruturado na Ufal foi uma das grandes referências para que a professora Leonea recebesse o convite. Os equipamentos que foram construídos como legado dos Jogos Olímpicos no Brasil, foi o único que funciona, com os projetos para os quais foi criado. “Meu desafio agora é colocar todos os outros complexos para oferecer os serviços de esporte para a população”, destaca Leonéa.

Leonéa é professora da Ufal há cerca de 30 anos e diz que conversou com a equipe do Iefe, para planejar a continuidade do trabalho. “Nós não trabalhamos sozinhos. O coletivo do Iefe é dedicado e vai dar continuidade às atividades na Universidade”, garante a professora e secretária do Ministério do Esporte.