Ufal e Sociedade debate projeto da Ufal com fossas agroecológicas

O projeto é desenvolvido pelo professor Eduardo Lucena, do Centro de Tecnologia da Ufal
Por Lenilda Luna - jornalista
30/06/2023 12h02

Colaborar com a preservação do Rio São Francisco é o desafio abraçado pelos pesquisadores que todos os anos participam da Expedição Científica, organizada pelo professor Emerson Soares, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca). Durante dez dias, as embarcações descem a corrente de água mais importante para o ecossistema da região sertaneja de Alagoas, partindo da cidade de Piranhas, até a foz, em Piaçabuçu.

Mas, para além do grande momento da Expedição, as pesquisas e projetos são desenvolvidos durante o ano inteiro. Uma dessas propostas fundamentais para a despoluição das águas do Velho Chico é proposta pelo professor Eduardo Lucena, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento e professor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na edição do programa Ufal e Sociedade que vai ao ar na Rádio Ufal a partir da segunda-feira (3), às 11h, o professor Eduardo Lucena detalha o projeto de fossas agroecológicas e círculos de bananeiras, apresentado como alternativa para o tratamento de efluentes domésticos em áreas rurais onde não existe a coleta de esgoto. “Tratar esse esgoto é fundamental para reduzir a contaminação dos rios”, destaca o professor.

Eduardo Lucena teve a oportunidade de expor o projeto recentemente, durante audiência no gabinete do reitor Josealdo Tonholo, com a direção regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). “É um projeto que já está sendo implantado em parceria com as prefeituras das margens do Rio São Francisco e que pode ser avaliado nesta parceria com os territórios indígenas”, destaca Lucena.