Ufal e Sociedade aborda a insegurança alimentar em Alagoas

A entrevistada é a professora Thatiana Fávaro,da Faculdade de Nutrição da Ufal
Por Lenilda Luna - jornalista
02/06/2023 13h20 - Atualizado em 05/06/2023 às 11h28

O programa Ufal e Sociedade que vai ao ar a partir da próxima segunda-feira (5), às 11h, na Rádio Ufal, vai debater a questão das políticas públicas para a redução dos índices graves de insegurança alimentar registrados em Alagoas. A entrevistada é a professora Thatiana Fávaro, vice-diretora da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Durante a entrevista, a professora fala das ações desenvolvidas pela Fanut, com pesquisas interdisciplinares em várias linhas, como esportes e saúde. “Temos uma relação colaborativa para o desenvolvimento de pesquisas e ações com outros cursos da Ufal, porque a nutrição perpassa várias áreas de conhecimento. Antecipamos que estamos prestes a apoiar o doutorado, o que vai fortalecer a pesquisa científica na Fanut”, afirma.

Thatiana Fávaro também é presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em Alagoas. O Consea foi criado em nível nacional, em 1993, para ser um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Presidência da República, com o principal objetivo de formular e monitorar a implementação de políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional no país.

O conselho, composto por representantes do governo, da sociedade civil e de organizações não governamentais, chegou a ser extinto em 2019, mas, no início deste ano, suas atividades foram retomadas. A professora destaca ainda que ao desempenhar suas funções, o Consea contribui para o enfrentamento da fome no Brasil, promovendo o acesso a alimentos de qualidade, a inclusão social, o estímulo à produção sustentável de alimentos e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional, incluindo a agricultura familiar e a reforma agrária.

Ouça aqui