Mostra Alagô inscreve artistas para evento de extensão em dança da Ufal

Evento acontece entre os dias 19 de junho e 16 de julho durante recepção aos novos alunos e veteranos, no início de mais um semestre letivo

Por jacqueline Freire - jornalista
- Atualizado em

Já estão abertas as inscrições para artistas de todo o país que queiram participar da Mostra Alagô. O evento, fruto de um projeto de extensão do curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acontecerá entre os dias 19 de junho e 16 de julho deste, nos espaços abertos do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca), Teatro de Arena e Sala de Música no Complexo do Teatro Deodoro.

Para participar, é preciso realizar inscrição no site. A Mostra Alagô de Dança já está na terceira edição, e pretende divulgar as produções artísticas e processos criativos realizados por artistas de Alagoas e de todo o país. Artistas que enviarem os seus materiais ganharão certificado de participação pelo Sigaa, que ficarão disponibilizados após a finalização do evento.

Para a professora Kamilla Mesquita, coordenadora da Alagô, o evento promove um diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade alagoana: “Nesta edição também poderão ser exibidas as produções de artistas que não estão inseridos nesse universo acadêmico, fortalecendo o diálogo entre universidade e a cena cultural da cidade. É um evento totalmente aberto para discentes, docentes, artistas, pesquisadores e interessados em dança, que possui como objetivo principal a divulgação artística do curso e dos artistas da dança, propiciando um ambiente de apreciação, diálogo artístico e reconhecimento sobre a variedade do cenário da dança em Alagoas”.

Ela explica que já em seu nome a Mostra remonta que há algo relativo à Alagoas, com destaque para a lagoa, as águas que permeiam a criação, desde a sua origem até a exibição. “O evento é um modo de celebrar as distintas produções, que navegam por diferentes estilos e águas, mas, que, de alguma forma, impactam a sociedade. Ademais, é uma oportunidade de aproximação com a comunidade, e de dialogar sobre as variedades do fazer artístico em dança”, disse.

"Feras"

Este ano, o evento acontece aliada à recepção dos feras do semestre letivo 2023.1 do curso de licenciatura em Dança da Ufal. “A programação será distribuída nos turnos matutino, vespertino e noturno. A segunda etapa será no mês de julho no Teatro de Arena com as apresentações e na Sala de Música do Complexo do Deodoro com uma roda de conversa sobre processo criativo dos artistas”, avisou a professora.

Mais informações no perfil @𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎𝑎𝑙𝑎𝑔𝑜 ou no endereço mostraalago@gmail.com.