Aula do projeto Economia Política do Futebol discute resistência torcedora

Atividade será nesta terça, 9 de maio, às 19h30 no Youtube
Por Ascom Ufal
08/05/2023 16h58 - Atualizado em 09/05/2023 às 08h49

Após quatro meses discutindo os diversos efeitos da extensão da mercantilização sobre o futebol profissional, fica a dúvida: o que é possível fazer para que o jogo não se distancie ainda mais do torcedor? Pensando nisso, o curso de extensão Economia Política do Futebol encerra as suas aulas com o pesquisador Irlan Simões. A aula Resistência e democracia torcedoras acontece amanhã, 9 de maio, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo no canal “Jogando Dados Podcast” no YouTube e reprodução posterior no podcast Jogando Dados.

Irlan Simões é jornalista (redação Sportv) e pesquisador do futebol, doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também cursou o mestrado. Irlan é ainda conselheiro do EC Vitória.

Como se inscrever

As inscrições para esta aula estarão abertas até o início da atividade, mas é importante se inscrever antes para ter acesso aos materiais indicados pelo pesquisador para leitura prévia. Para participar formalmente e ter direito ao certificado, será necessário se inscrever pelo Sigaa/Ufal (final da página). Primeiro no curso geral e depois na aula (clicando na figura de quebra-cabeças ao lado do curso). Veja aqui o tutorial para cadastro e inscrição no curso (geral).

O Sigaa pede informações como nome completo, CPF, endereço e e-mail. A organização do curso se compromete a não utilizar quaisquer dados pessoais para além dos interesses exclusivos para divulgação de informações. Além disso, pedimos que preencham o questionário para sabermos um pouco melhor sobre quem irá fazer a aula.

Curso de Extensão EPF

O Curso de Extensão Economia Política do Futebol ocorre desde o dia 24 de janeiro e irá até 30 de maio, com coordenação do professor Anderson Santos na Unidade Educacional Santana do Ipanema da UFAL. Parte-se da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC) para tratar de diversos temas relativos ao futebol profissional masculino na atual etapa do modo de produção capitalista.

Serviço

O quê? Aula aberta “Resistência e democracia torcedoras”

Quando: 9 de maio de 2023, a partir das 19h30

Carga horária: 4 horas

Onde: Canal Jogando Dados no Youtube e podcast Jogando Dados no Anchor.

Inscrições: até 9 de maio no Sigaa.