Pesquisadores do grupo Caravelas reafirmam parceria com Cemupe

Durante Festival de Música de Penedo em Portugal também houve espaço para discussão científica sobre música luso-brasileira, educação, turismo, cultura e muito mais
Por Simoneide Araújo - enviada especial / texto e fotos
31/05/2023 12h08 - Atualizado em 31/05/2023 às 18h43
Participação da professora Cristina Cota, pesquisadora do Caravelas, no simpósio do Festival de Música de Penedo em Portugal

Participação da professora Cristina Cota, pesquisadora do Caravelas, no simpósio do Festival de Música de Penedo em Portugal

Durante a realização do Festival de Música de Penedo (Femupe) em Portugal, nos dias 25 e 26 de maio, parcerias foram reafirmadas em relação a apoio científico e artístico a eventos realizados no Brasil e em Portugal e, mais especificamente, ao trabalho desenvolvido por pesquisadores do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe). Esses foram alguns dos compromissos assumidos pelos pesquisadores David Cranmer e Alberto Pacheco, do grupo Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira, vinculado ao Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem) da Universidade Nova (UN) de Lisboa.

O professor David Cranmer foi um dos responsáveis pela realização do festival em Lisboa, no Colégio Almada Negreiros da UN. Ele avalia a contribuição que o evento trouxe para a pesquisa científica. “Para nós, esse evento é extremamente importante porque vai na continuação de um projeto que já faz 15 anos. Hoje [25 de maio] estamos a celebrar os 15 anos do núcleo Caravelas. Chamamos de Caravelas por causa do vai e vem dos barcos entre Portugal e Brasil. Esse é um projeto sobre a história da música em Portugal e no Brasil e é muito importante para nós hoje em dia a colaboração que podemos fazer com instituições no Brasil e a nossa sede aqui em Lisboa”, revelou o investigador responsável pelo grupo Caravelas.

Cranmer defende a importância do intercâmbio entre pesquisadores e a possibilidade de partilhar o trabalho de investigação. “Ao longo desses 15 anos não se pode pensar em história da música no Brasil sem pensar em Portugal e nem de Portugal sem pensar no Brasil, ou seja, qualquer iniciativa no BRasil que tenha objetivos semelhantes ao nosso, conv´dem que tenhamos uma parceria e, nesse sentido, acho importante para nós”, completou.

Sobre a parceria do Cesem com o Cemupe da Ufal, Cranmer reforça o apoio científico e artístico nos eventos realizados no Brasil e em Portugal. Esse apoio científico diz respeito a publicações, incluindo coedições e coautoria (Veja documento em anexo).

Para o coordenador-geral do Femupe e do Cemupe, Marcos Moreira, professor do curso de licenciatura em Música da Ufal, a parceria com Caravelas vai trazer mais possibilidades de pesquisa e publicações pelo Centro de Musicologia de Penedo. “Essa é a prova concreta da internacionalização dos grupos de pesquisa da Ufal, a expansão dos grupos de pesquisa de música. Estamos representando aqui em Portugal não só Cemupe, mas os outros grupos de pesquisas existentes no curso de Música da Ufal. Acreditamos que esse compromisso firmado em Lisboa representa um abrir caminhos para que mais pesquisas sejam apresentadas na Europa”, afirmou.

No evento em Lisboa, Moreira também ressalta a importância das publicações do Cemupe. “Quero ressaltar a importância dessa mescla da produção dos livros e a publicação científica das pesquisas que estão sendo realizadas, as biografias dos compositores para bandas de música, com o grupo Caravelas, que também tem o foco nas bandas, música popular portuguesa e brasileira. O grupo Caravelas encontrou achados e escritos em Portugal e nós estamos encontrando também em Pendo graças ao trabalho do Cemupe. Tudo isso faz com que as publicações sejam uma parceria mútua e contínua”, defendeu.

As atividades do Simpósio do grupo Caravelas contaram com a participação de pesquisadores do Cemupe, Marcos Moreira e João Paulo Cruz, e do Caravelas, com David Cranmer, Ana Maria Liberal, Alberto Pacheco, Cristina Cota, entre outros. Moreira apresentou o Cemupe e os trabalhos desenvolvidos, falou da publicação de livros, incluindo compositores penedenses.

Além das apresentações de pesquisas em andamento, o município de Penedo, por meio da secretária de Cultura, Tereza Machado, e do secretário de Turismo, Jair Galvão, divulgou todo seu potencial musical e de eventos culturais e a economia criativa. Tereza ressalta o apoio do prefeito Ronaldo Lopes no que diz respeito a investimento em cultura, ações que estão presentes em todos os meses do ano, de música, artesanato, cultura popular, audiovisual, entre outras.

Recital na Biblioteca Nacional

A programação do Festival de Música em Lisboa também esteve na pauta do auditório da Biblioteca Nacional de Portugal. Lá houve o concerto Caravelas com a participação do grupo Iberian Ensemble, formado pelos músicos Alexandre Andrade, já parceiro das edições anteriores do festival em Penedo, Ivan Oliveira e David Cruz.

Quem também brilhou no palco do átrio do Anfiteatro da Biblioteca Nacional foi o professor, pesquisador do Caravelas e tenor Alberto Pacheco. Ele e o pianista Anderson Beltrão apresentaram o recital Álbum de Armia - gemidos sobre o túmulo de uma brasileira, de compositores diversos.

Além do recital, Pacheco também colaborou com a organização do evento em Lisboa junto com o professor Cranmer. “Foi um prazer imenso colaborar, dentro do núcleo Caravelas, com toda a organização do festival e do próprio recital, que é resultado da publicação do livro pelo Cemupe, com dez canções. Essa coleção de canções é um panorama dos compositores que atuavam no Rio de Janeiro em meados do século 19. São canções fúnebres, muito fortes e carregadas emocionalmente, que falam da perda da mulher amada”, explicou.