Colégio de Aplicação Telma Vitória celebra o dia de Quem Cuida de Mim

Atividades trouxeram diversão e firmaram a parceria entre escola e família
Por jacqueline Freire - jornalista
17/05/2023 12h00 - Atualizado em 17/05/2023 às 13h18
Turma do Telma Vitória

Turma do Telma Vitória

Na última sexta-feira (12), os pequenos estudantes do Colégio de Aplicação Telma Vitória (CAPTV), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participaram de um dia especial, chamado de Dia de Quem Cuida de Mim. A iniciativa surgiu com a professora do primeiro período A, Priscila Santos, com a proposta de contemplar a família, numa perspectiva inclusiva que já vem sendo construída em outros Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e em outros espaços.

Segundo a professora, antes de realizar a atividade, foram discutidas as experiências nas salas de referência, além dos relatos das crianças em relação à afetividade e à família. “Isso vem sendo trabalhado dentro da proposta pedagógica de nós docentes. Foi aí que surgiu a ideia do ‘Dia de quem cuida de mim’”, conta.

Ela diz ainda que a experiência foi ótima, pois resultou no fortalecimento CAPTV e família, ainda mais decorrente da “quebra” que houve, por conta dos protocolos de segurança. “Foi um momento muito rico, em que as famílias puderam estar juntos às suas crianças, vendo, de fato, o protagonismo delas”, diz.

Durante o evento houve um momento de fala da gestão, e em seguida as famílias foram conduzidas para as salas de referências para contemplar o protagonismo das crianças. “Na turma Pipoquinhas, que leciono, as crianças escolheram pintar uma tela e apresentarem uma música cantada e tocada por eles: ‘amo minha família’, da banda Turim. As famílias amaram esse momento. Após esse momento teve o lanche e, por fim, a apresentação da banda ‘Vida além do Lattes’, que faço parte. Foi um momento ímpar. Estou bastante satisfeita com toda essa vivência, a primeira de muitas que estão por vir”, comemora a professora.

Para a assistente social do Telma Vitória, Amanda Aquino, a ideia era aproximar todas as configurações familiares das crianças atendidas. “A sociedade atual não é só formada por pai, mãe e filhos. Lá vemos avós que cuidam dos seus netos, tios, amigos, enfim, uma diversidade muito grande. Por isso esse dia foi pensado dessa forma. E foi lindo! Foi possível aproximar as famílias da escola, das práticas pedagógicas, do cotidiano das brincadeiras e interações. Vimos todos confraternizando felizes e o mais importante: a felicidade das crianças em poder partilhar do espaço que elas tanto gostam com aqueles que amam”, afirma.

Giselle Vicente é a mãe da Marina Flor do Primeiro Período B, ela conta que a escola proporcionou um dia maravilhoso. “Nós tivemos a oportunidade de passar uma tarde com as crianças, com boa música, lanche e contemplando as produções deles. A sensação que eu tive é que minha filha queria que eu vivesse junto com ela, cada uma de suas brincadeiras preferidas”, relata.Ela destaca ainda que um ponto importante da atividade, foi o de proporcionar um momento em família, com respeito a todas as composições familiares e, principalmente, aos sentimentos das crianças, para que elas vivessem o momento da melhor forma possível, se sentindo confortáveis e incluídas por estarem na companhia dos seu familiar.

“Estavam lá pais, mães, casais, tias, tios, irmãos, avós, enfim, estava lá com elas o familiar que podia estar e que queria estar. E o mais importante foi vê-las interagindo e felizes, além de estarmos todos interagindo e compartilhando daquele momento! Sou muito feliz por minha filha estudar no CAPTV e pela forma como o colégio conduz o aprendizado e essas experiências com as crianças e conosco, família!”, conclui.