Ufal e Sociedade fala sobre o sururu branco que surgiu na laguna Mundaú

Josué Carinhanha, do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, é o entrevistado desta edição
Por Lenilda Luna - jornalista
14/04/2023 10h42

O programa Ufal e Sociedade que será veiculado a partir de segunda-feira (17), às 11h, na Rádio Ufal, traz uma entrevista com o professor Josué Carinhanha Caldas Santos, que dirige o Laboratório de Instrumentação de Desenvolvimento em Química Analítica (LINQA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele fala sobre o surgimento de um sururu exótico na laguna Mundaú, que está disputando o habitat com o sururu nativo.

O sururu branco, encontrado pelos pescadores, pode ter vindo dos mares do Caribe em cascos de navios e foi relatado pelas catadoras de sururu como um espécime que não serve para o consumo. “Os pescadores e marisqueiras disseram que tem um gosto ruim, se desmancha no cozimento e não é saboroso como o nosso sururu nativo”, contou o professor durante a entrevista.

Além dessa disputa entre o sururu de outros mares e o sururu nativo da laguna Mundaú, ainda tem a grande preocupação com a contaminação do molusco por conta dos dejetos encontrados na água da laguna. A presença de elementos como mercúrio, ferro, chumbo, alumínio, estanho, manganês e zinco já foi relatada em pesquisas realizadas pela Ufal. “As quantidades encontradas no sururu não ameaçam a saúde dos consumidores eventuais. Mas muitos pescadores sobrevivem apenas com esse alimento, e isso já preocupa”, disse Josué.

O pesquisador também destaca a importância da relação entre Ciência e comunidade local. “O cientista precisa aprender também com a sabedoria popular. Escutar o que dizem os pescadores e moradores da orla lagunar contribui para que a nossa pesquisa esteja mais próxima das necessidades da sociedade. Precisamos ir até as pessoas, além de levar as informações para os agentes públicos fundamentarem as ações políticas eficientes para resolver os problemas encontrados”, finaliza o professor Josué Carinhanha.

Acompanhe e divulgue o programa Ufal e Sociedade na radio.ufal.br