Ufal e Sociedade aborda preparativos para 6ª Expedição Científica do São Francisco

A entrevista é com o professor José Vieira, integrante do comitê organizador da Expedição
Por Lenilda Luna - jornalista
28/04/2023 13h50

Nos dias 21 a 30 de novembro, as barcas da Expedição Científica vão deslizar sobre as águas do Rio São Francisco pela sexta vez, com mais de 60 pesquisadores de várias áreas, partindo de Piranhas, parando em mais de dez cidades para compartilhar conhecimento científico, indo até a foz, em Piaçabuçu, e voltando até Penedo para o encerramento, com muito material coletado para novas análises.

Até chegar o dia de iniciar a navegação pelo rio, muitos preparativos são realizados. É sobre essa expectativa e todo o trabalho anterior ao evento, que o professor José Vieira vai falar na edição do programa Ufal e Sociedade que começa a ser veiculado na Rádio Ufal, na próxima segunda-feira, 1º de maio, às 11h. Vieira é professor do Campus Arapiraca,  doutor em Agronomia e um dos coordenadores da Expedição.

Ele fala de como o projeto começou, em 2018, com poucos cientistas aderindo à proposta e hoje se tornou uma ação do calendário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com muita repercussão na comunidade científica e na sociedade alagoana. Várias prefeituras ribeirinhas engajam-se no projeto e realizam ações conjuntas. A chegada da expedição nas cidades tornou-se um acontecimento que mobiliza toda a comunidade.

Durante a entrevista, o professor José Vieira dá detalhes não só do trabalho científico realizado, mas da própria rotina dentro dos barcos. “São cientistas e técnicos que abrem mão do conforto para passar dez dias dormindo em redes ou colchonetes, suportando o calor que faz no sertão nordestino em novembro, para viver uma grande aventura, com muita responsabilidade e compromisso com a produção científica que impacta a vida dos ribeirinhos, porque nossos dados e análises ficam à disposição para fundamentar políticas públicas em saúde, meio ambiente, produção agrícola e pesqueira, entre outras”, relata o professor.

Atualmente, além da Ufal, as principais instituições que investem na Expedição são: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Entre os apoiadores da Expedição estão: Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Agência Peixe Vivo, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para saber todas as informações relacionadas à Expedição, consulte aqui ou acesse o perfil @expedicao_saofrancisco no Instagram.

Assista e compartilhe o programa Ufal e Sociedade