Ufal sedia Seminário Nacional de História da Matemática em abril

Evento já está na 15ª edição e é uma realização da Sociedade Brasileira de História da Matemática
Por Ascom Ufal
13/03/2023 16h40 - Atualizado em 14/03/2023 às 13h54

Entre os dias 2 e 5 de abril acontece em Maceió o 15º Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e será sediado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus A. C. Simões. Embora o prazo para submissão de trabalhos tenha encerrado, o período de inscrição para participar do evento ainda está em aberto. Para isso, os interessados devem acessar o site e seguir as instruções.

Os seminários nacionais constituem-se numa das formas para alcançar os objetivos estatutários da SBHMat, e caracterizam-se por uma vasta programação de cunho científico e pedagógico na qual são apresentadas as novas produções do conhecimento na área e tem como coordenadora local a professora Viviane de Oliveira Santos, docente do IM da Ufal.

Ela destaca a programação rica em minicursos, mesas-redondas, palestras, conferências e apresentações de trabalhos. “O evento prioriza a divulgação de estudos e pesquisas sobre História da Matemática a professores dos vários níveis educacionais, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores em História da Matemática e História da Educação Matemática, bem como a todos os interessados nessa temática”, revela.

Durante as atividades debatem-se temas, são expostos problemas em busca de soluções, divulgam-se experiências, bibliografias e materiais instrucionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a difusão das experiências, estudos e reflexões na área da História da Matemática e as articulações entre História da Matemática e a Educação Matemática.

“Os inscritos no 15º SNHM poderão participar de todas atividades programadas, incluindo a lista de minicursos aprovados: Aliança entre História da Matemática e tecnologias digitais na educação; História e Matemática em sala de aula: contexto, textos e atividades; Conceitos trigonométricos articulados a partir do instrumento náutico, balhestilha, na interface entre História e Ensino de Matemática; Elementos históricos e didáticos das cevianas notáveis do triângulo; Stomákhion de Arquimedes: possibilidades para um estudo de combinatória e de geometria; Proposições do livro XI dos Elementos de Euclides e origamis arquitetônicos: uma interface entre História da Matemática e o ensino de geometria espacial na Educação Básica; História da Matemática e produção de videoaulas: uma proposta pedagógica para a elaboração de roteiros; e Descartes e a construção de equações”, conta a professora.

O evento

O Seminário Nacional de História da Matemática é organizado em Maceió pelo Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática do Instituto de Matemática (IM) da Ufal. Nesta edição, o evento conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Ufal, da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e de Pesquisa (Fundepes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Dentre os palestrantes confirmados têm-se: os professores Lígia Arantes Sad (Ifes); Mariana Feiteiro Cavalari (Unifei); Mônica de Cássia Siqueira Martines (UFTM); Romélia Mara Alves Souto (UFSJ); Iran Abreu Mendes (UFPA); Marcos Vieira Teixeira (Unesp); Sergio Nobre (Unesp); Wagner Rodrigues Valente (Unifesp); entre outros.

Mais informações e a programação completa no site.