Ufal e Sociedade debate a inserção das redes sociais na rotina de adolescentes

Professora Mércia Pimentel integra equipe de pesquisadores do projeto “Letramento Transmídia”

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

Na segunda-feira (27), às 11h, o programa Ufal e Sociedade apresenta uma entrevista com a professora Mércia Pimentel, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela fala sobre o projeto Letramento Transmídia, pesquisa de abrangência nacional que está investigando o uso das redes sociais por adolescentes e a relação com o processo de ensino-aprendizagem.

A pesquisa abrange cinco estados, com uma etapa de sensibilização, em seguida aplicação de questionários e, por fim, a realização de oficinas com atividades práticas sobre os usos das redes. Os questionários já foram aplicados em Aracajú (SE) e Maceió (AL) e ainda serão ouvidos os adolescentes da Bahia, Brasília e Goiás.

Em Maceió, foi escolhida a Escola Princesa Isabel para a coleta de dados com os estudantes do ensino médio.

Mércia Pimentel destaca que as mídias sociais não são inimigas da Educação e nem devem ser vistas assim. “Precisamos saber quais são as competências que os adolescentes desenvolvem com o acesso à informação e os usos cotidianos das redes, e como o professor pode utilizar esse conhecimento nas atividades em sala de aula”, explica a pesquisadora.

No final, após investigar as habilidades que os estudantes apresentam com as redes, a proposta é elaborar materiais para a formação de professores e orientação para a formulação de estratégias educacionais que incluam as redes sociais mais utilizadas pelos estudantes na rotina escolar, inovando as formas de ensino.