Seminário vai falar sobre escuta acolhedora para jovens e adolescentes

Evento, em parceria com a Ufal, será on-line, gratuito e vai acontecer na quinta-feira, 30 de março

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
 | nothing

A Universidade Federal de Alagoas vai participar do 3º Seminário Pode Falar, por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão Redes Questões Geracionais e Políticas Públicas, vinculado à Faculdade de Serviço Social (FSSO).

O evento virtual será realizado na quinta-feira, 30 de março e as inscrições são gratuitas.

Para participar basta entrar no link e preencher um formulário eletrônico. O Seminário é promovido pelo Núcleo de Cuidado Humano, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Unicef e outras instituições, tendo a Ufal entre as diversas entidades apoiadoras.

O tema desta edição é A escuta acolhedora de adolescentes e jovens: desafios e perspectivas e conta com painéis temáticos, rodas de discussão e momentos poéticos onde serão debatidos assuntos de interesse para pais, mães, escolas, terapeutas, psicoterapeutas, adolescentes e jovens.

“Trata-se de uma pauta importante, pois a pandemia trouxe efeitos devastadores para saúde mental de crianças e adolescentes. Este tema transversa todas as formas de violências e opressões e a Universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento de práticas que impactem diretamente nas condições de vida e nos Direitos Humanos das populações”, destacou a professora Márcia Iara, coordenadora do Grupo de Pesquisa da Ufal.  

Compõem a programação do 3º Seminário Pode Falar especialistas de áreas como medicina, psicologia, serviço social, pedagogia, história, antropologia, literatura, computação e biologia, além de adolescentes e jovens convidados a dar suas contribuições com o tema.

O evento será realizado das 8h às 12h e das 14h às 17h30 com transmissão ao vivo na página do Núcleo do Cuidado Humano no Facebook e no canal do Unicef no YouTube.

Confira no site e nos anexos a programação completa.

Apoio e participação

A parceria da Ufal para o evento ocorreu por meio do Projeto de Extensão Pode Falar, executado em Alagoas e na Universidade pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Redes Questões Geracionais e Políticas Públicas da FSSO. 

O projeto conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação e  visa oferecer uma escuta acolhedora  a adolescentes  e jovens com idades entre 13 e 24 anos.

Alguns membros do projeto vão participar das discussões que compõem a programação do Seminário.

Haverá emissão de certificado para os inscritos.