Projeto da Ufal vai orientar mães sobre cuidados nos primeiros mil dias do bebê

Equipe reúne profissionais e alunos de várias áreas para abordagem de forma mais humanizada
Por Manuella Soares - jornalista
16/03/2023 12h28 - Atualizado em 17/03/2023 às 12h03

Maternidade exige proteção. Pensando nisso, um projeto de extensão da Ufal pretende oferecer orientações de cuidados às mães atendidas na Unidade Docente Assistencial (UDA) e no Hospital Universitário Alberto Antunes (HUPAA) com um elemento a mais: o afeto.

Inspirada na vivência com a filha Sofia de 3 anos, a professora Dayse Andrade, da Faculdade de Odontologia, implantou o projeto para contemplar uma das fases mais importantes da vida. E assim nasceu o Afeto: mil dias.

“Desde a minha gravidez percebi que existe a necessidade de informações sobre os primeiros mil dias do bebê, período este que compreende desde a gravidez até os 2 anos. É o período de ouro, pois é muito importante para o desenvolvimento físico, nutricional, emocional, psicológico e imunológico do bebê e que a mãe exerce papel extremamente importante nesta etapa. Sendo que esta mãe, também precisa de apoio, parceria, instrução e conhecimento para passar por este período. Ambos, mãe e bebê, precisam de afeto”, destacou.

A ideia é atender uma média de 200 participantes entre gestantes, puerpérias, neonatos e crianças de zero a 2 anos para que tenham acesso à educação em saúde de forma interprofissional.

Para contemplar essa demanda, o projeto envolve profissionais de odontologia, medicina, psicologia, nutrição, enfermagem e terapia ocupacional. Apoio e afeto de uma equipe comprometida.

De acordo com o projeto, os discentes envolvidos vão receber capacitação sobre as temáticas a serem realizadas e só depois acontecerão intervenções.

“Nossa linha de atuação englobará oficinas de capacitação para aprofundamento teórico dos colaboradores, levantamento de dados das condições de saúde do público beneficiado e a intervenção, que consiste na execução de ações que se apropriam de cada área de formação de forma conjunta, com o intuito de viabilizar o acesso aos serviços de educação em saúde e fortalecer a capacidade de autocuidado das gestantes”, reforçou a aluna Thaiane Lessa.

O projeto está em fase de seleção dos colaboradores e no dia 24 de março haverá uma reunião com toda a equipe para o lançamento oficial. Em breve, teremos mamães protegidas e rodeadas de afeto para passar pela fase dos mil dias.