Projeto Céu no Campus realiza observações astronômicas na Ufal

Atividade é gratuita e acontece nestas quarta e quinta, 29 e 30 de março
Por Jacqueline Freire – jornalista
28/03/2023 16h10 - Atualizado em 28/03/2023 às 22h42

Acontece gratuitamente, nestas quarta e quinta-feira, 29 e 30 de março, mais uma atividade do projeto de extensão Céu no Campus. Com observações astronômicas utilizando um telescópio, as sessões são realizadas das 17h45 às 19h30 no entorno do Restaurante Universitário (RU) no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O professor Elton Malta, coordenador do projeto, explica que um dos objetivos da ação é incentivar os alunos de Física a entrarem no campo da Astronomia. “Aqui em Maceió há um cenário forte de astrônomos amadores com o Ceaal [ Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas]. Acho importante formar professores no curso de Física que atuem nesse cenário”, afirma.

O Campus e o entorno do RU foram escolhidos de forma estratégica, como uma forma de ter a maior adesão possível da comunidade acadêmica e ao mesmo tempo obter um local que possua um amplo campo de visão do céu livre para ser observar. “Escolhemos o RU por conta do fluxo de pessoas, assim atendemos a um público diverso”, diz o professor.

De disciplina eletiva a obrigatória, e hoje projeto de extensão, a Astronomia desperta interesse. “Queremos reforçar a curiosidade pela Astronomia e pela Ciência dentro da comunidade que frequenta o Campus, mas também das pessoas que moram aqui perto, que trazem crianças… É um conhecimento que talvez estas pessoas nunca teriam, pois além da observação, procuramos passar informações também”, completa.

O projeto não tem um cronograma fechado, pois depende da disponibilidade dos monitores, mas é possível acompanhar as próximas edições diretamente no perfil @cosmufal, criado durante a pandemia como uma página de divulgação sobre o tema. “Priorizamos realizar as sessões na lua crescente e cheia, que são os melhores momentos para se observar”, avisa. No perfil, também é possível acessar um álbum digital onde o professor Elton arquiva as fotos das últimas sessões. 

Céu no Campus

O projeto de extensão Céu do Campus teve início em 2022 e tem o objetivo de realizar seções públicas de observação do céu utilizando um telescópio. As sessões são agendadas com base na fase da Lua e nos objetos astronômicos que estarão no céu no horário. O projeto conta com a participação de estudantes voluntário do curso de Física que atuam como monitores na atividade, tanto na manipulação do telescópio, como tirando dúvidas da população sobre assuntos gerais de astronomia e instrumentos para observação astronômica.