Programa de Controle do Tabagismo do HU inicia nova turma

Atividades unem diversos profissionais da saúde para auxiliar os que desejam se livrar do cigarro
Por Raoni Santos - jornalista
24/03/2023 12h34 - Atualizado em 31/03/2023 às 13h44

Há mais de 15 anos, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) possui um Programa de Controle do Tabagismo, que fornece ajuda profissional especializada aos que desejam se livrar do vício em fumar.

Para recepcionar a nova turma de tabagistas, foi realizado, na sexta-feira (17), um momento integrativo, explicando o funcionamento do programa, além de uma palestra sobre o papel da atividade física no tratamento. A ação objetiva mostrar aos usuários que eles não estão sós na luta contra o vício e percebam a existência de outras pessoas que compartilham do mesmo momento.

A pneumologista e coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo do HU, Seli Almeida, destacou a procura pelo tratamento como primeiro passo dado pelos participantes para se livrar de uma dependência que causa problemas tanto na saúde quanto em outros contextos. “Quando o usuário entra para querer se tratar, é porque ele carrega um propósito, que é o de ter saúde, liberdade e sentir-se vitorioso, coisas tão importantes na nossa vida”, alerta.

A jornada continua com a entrevista, seguida pelo tratamento de forma cognitiva-comportamental, a parte medicamentosa e a psicológica, junto com a educação física.

O processo de dependência, de acordo com a farmacêutica Simone Pachú acontece através da nicotina, que estimula a liberação de dopamina, um neurotransmissor que passa a sensação de bem-estar. Para muitos pacientes, o cigarro pode funcionar como um companheiro, válvula de escape de problemas do dia a dia como estresse, por exemplo.

“A longo prazo, isso traz problemas relacionados a AVC, infartos, cânceres e outras patologias. É interessante que os pacientes busquem alternativas para reduzir o estresse, como na prática de atividade física, elevando níveis de neurotransmissores como serotonina, que ajuda pessoas com problemas de ansiedade e depressão”, explica.

O Programa de Controle do Tabagismo do HU é uma ação nacional executada no Hospital Universitário com o apoio do Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (Inca) e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. A equipe multiprofissional conta com médico, farmacêutico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e educador físico. Quem participa do Programa recebe suporte da terapia cognitiva comportamental, bem como o tratamento medicamentoso, que é aplicado de acordo as características do usuário.