Perfil em rede social reúne pesquisas e conversas sobre as águas de Maceió

Professor Rubens Duarte, do Ctec, criou um acervo com indicações para pesquisadores e estudiosos
Por Jacqueline Freire - jornalista
22/03/2023 12h03 - Atualizado em 23/03/2023 às 17h34

Em abril de 2020, ano em que o mundo enfrentava os momentos mais difíceis da pandemia de covid-19, o professor Rubens Duarte, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ctec/Ufal) resolveu abrir um perfil no Instagram para divulgar conteúdo sobre o mar e a laguna Mundaú, em Maceió.

Assim nasceu o @maceiomarelaguna, e de lá pra cá já são quase cem publicações, que vão desde indicação de livros e teses, até reflexões sobre a paisagem e os artistas da cidade. “Fiz o perfil para publicar sobre a minha pesquisa, hoje também faço divulgação de teses, dissertações, entrevistas, indicações de filmes, trabalhos de outras pessoas que tenham a ver com o tema.”, explica.

Além das publicações, que formam um verdadeiro acervo para pesquisadores e estudiosos, o professor Rubens também tem feito lives mensais para discutir juntamente a outros especialistas, assuntos que envolvam a relação do mar e da laguna com a cidade.

“Fiz a primeira live com a minha orientadora do doutorado, a professora Adriana Capretz, sobre o patrimônio histórico atingido na tragédia que envolve a Braskem e vários bairros de Maceió.

Em seguida conversei com a Rochana de Andrade Lima, geóloga e professora do Ctec, com o tema caracterização ambiental da laguna Mundaú. Já ocorreram sete encontros, que ficam gravados no perfil e em breve anunciaremos o oitavo”, avisa.

Para seguir e conferir o conteúdo de @maceiomarelaguna, clique aqui.

Você ainda pode acessar na bio, um linktr.ee com arquivos para download, como tccs, teses, dissertações e e-books indicados pelo professor Rubens Duarte, além do link para o documentário Saneamento Trágico - Abandono da Orla Lagunar de Maceió, disponível no YouTube.

O filme conta sobre a formação do bairro da Levada e Vila Brejal, retratando os problemas sociais e ambientais surgidos a partir da ocupação do entorno da laguna Mundaú em Maceió-AL.