Núcleo de Acessibilidade promove novo encontro de estudantes com TEA

Reunião será na terça-feira, 14 de março, às 9h, na sala do NAC
Por Jacqueline Freire - jornalista
07/03/2023 11h44

N próxima terça-feira, 14 de março, a partir das 9h, o Núcleo de Acessibilidade realiza mais um encontro de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As reuniões acontecem todo mês de maneira autônoma e participativa pelos estudantes. Quem quiser participar é só se dirigir no horário à sala do NAC, no Centro de Interesse Comunitário (CIC), que fica por trás dos bancos no Campus A. C. Simões.

A ideia é falar sobre as vivências individuais e como cada um se sente nesse momento. “É um espaço de fala, permeado pelo cuidado, ética, disponibilidade e afeto. Não estamos criando expectativas. Estamos apenas abrindo espaços para diálogo de, com e entre estudantes com TEA, que terão aqui espaço de fala e acolhimento garantido”, afirma a equipe.

O NAC tem atuado junto com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), que repassa semestralmente a lista das PcDs, TEAs e Altas Habilidades e Superdotações. “Isso tem possibilitado pensar em políticas de inclusão, traçar perfil etc.

Após um tempo, nós do NAC, passamos a observar que na Ufal as pessoas com TEA nem sempre são diagnosticadas no período de infância/adolescência. Há muitos que têm diagnóstico fechado quando está cursando e isso é uma surpresa”, explica a equipe.

Os estudantes passam então a se entenderem melhor, compreenderem suas habilidades e limites, como qualquer ser humano. “Percebemos, ao longo do tempo, que se as pessoas com TEA possuíssem um espaço de diálogo, seria importante pois possibilitaria ser mais um espaço de fortalecimento e acolhimento. Com isso, fomos dialogando com eles, e fechamos parceria com o Serviço de Psicologia do Instituto de Psicologia”, finaliza.