Inscrições abertas para curso de extensão em Dança do Ventre

Podem participar estudantes e servidores da Ufal; inscrições vão até dia 13 de março
Por Jacqueline Freire - jornalista
03/03/2023 15h57 - Atualizado em 06/03/2023 às 13h59

Uma prática corporal que possibilita o autoconhecimento, bem-estar e estimula a autoestima. Esta é a dança do ventre, dança primitiva praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional e que agora está disponível para estudantes, docentes e funcionários da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) através do curso de extensão "Práticas de dança do ventre e suas possibilidades I".

Quem quiser participar, precisa efetuar inscrição até o dia 13 de março no site. As vagas são limitadas. O curso é coordenado pela professora Ana Clara Santos Oliveira. Segundo ela, é possível que a dança seja capaz de movimentar as potencialidades do ser social e, na medida em que a pessoa acessa os conhecimentos técnicos, estéticos e conceituais da dança do ventre, pode conduzir a escolhas cada vez mais conscientes diante dos condicionamentos do "sistema-mundo patriarcal/capitalista/colonial/moderno".

Veja os módulos do curso: Fundamentos da dança do ventre e Introdução ao estilo tribal de dança do ventre. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, das 16h30 às 18h no período de 13 de março à 22 de maio.  “A prática da dança do ventre na universidade é muito importante pois está ligada à promoção junto à comunidade externa, da experimentação de práticas corporais que possibilitam o autoconhecimento, o bem-estar e consideram o papel da Universidade frente às questões sociais”, afirma.

Ela explica ainda que dada a recente entrada da dança do ventre e seus desdobramentos no campo acadêmico das artes cênicas no Brasil, torna-se relevante introduzir nesse curso determinadas questões indispensáveis que giram em tornam dessas danças, despertando em praticantes a curiosidade e a reflexão sobre culturas e conflitos.

“Este curso é fruto do projeto de extensão ‘Poética da Dança Tribal’ que ocorreu nos anos de 2015 a 2018, no ambiente da Escola Técnica de Artes na Ufal. Assim, é com entusiasmo que retomaremos as atividades da dança do ventre e suas fusões”, avisa.

Serviço:

Curso de extensão “Práticas de Dança do Ventre e suas possibilidades 1”

Local: Escola Técnica de Artes, UFAL

Horário: segundas-feiras, 16h30 até 18h.

Período: 13 de março a 22 de maio

Presencial e Gratuito

Aberto ao público adulto

Carga horária com certificado: 15h.

Inscrições: Sigaa Ufal ou acesse o link através da bio @anaclaradanca