HU conta com sala para amamentação para colaboradoras e estudantes

Espaço foi inaugurado em 2020 em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno
Por Raoni Santos - jornalista
29/03/2023 11h36 - Atualizado em 31/03/2023 às 13h43

A Sala Mulheres Trabalhadoras que Amamentam é um espaço que funciona no sexto andar do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), inaugurado em agosto de 2020, em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, ocorrida entre os dias 1 e 7 do referido mês. O local é administrado pela equipe de Enfermagem, que faz a supervisão e controle, para que as conformidades da vigilância sanitária sejam atendidas, junto com a equipe do Banco de Leite Humano (BLH), que cuida da coleta de doações, além da Comissão da Inciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

O espaço proporciona conforto e privacidade para a maioria da força de trabalho do HU: mulheres em idade fértil. Funciona 24 horas, podendo ser acessado cada vez que a mãe, seja ela colaboradora ou estudante, se sinta desconfortável pelo volume de leite nas mamas. Para acessar a sala, a interessada se dirige à enfermeira de plantão. “Como há a recomendação do aleitamento materno até dois anos ou mais, é importante que a mulher volte a trabalhar, mas que ela tenha apoio na continuidade da amamentação”, explica a coordenadora da IHAC, Ana Maria Melo.

No local, existe a possibilidade de que a mulher leve o leite extraído para casa ou doe para o Banco de Leite. As doações são usadas nos bebês prematuros enquanto suas mães não o produzem em quantidade suficiente. As usuárias podem guardar o leite no final da jornada de trabalho. Elas são orientadas a trazer uma caixa com isolamento térmico para transportá-lo da geladeira para casa, podendo assim utilizar o material coletado no dia.

Doações

Interessados em contribuir com o Banco de Leite Humano do HU(BLH) podem se dirigir ao Hospital Universitário, no horário das 7h às 19h, ou aos postos de coleta da Unidade de Saúde Hamilton Falcão, localizada no Benedito Bentes I, e na Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora da Guia. O BLH também faz a busca em domicílio. Para mais informações, entre em contato através do telefone 3202- 3945.