Escola Técnica de Artes da Ufal promove terceiro Seminário Moda em Fluxos

Evento acontece nesta quarta-feira, 8, e discute o ensino do design de moda e igualdade de oportunidades
Por Ascom Ufal
06/03/2023 12h52

Nesta quarta-feira, 8 de março, a professora peruana Edith Tueroconza estará na Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para debater sobre a “Democratização do Design: Línguas Nativas”, tema da terceira edição do Seminário Moda em Fluxos, promovido pelo grupo de pesquisa Laboratório de Chafurdos da Moda (LabCHAMO).

A ideia é esboçar o contexto atual de inclusão de dialetos peruanos, abordando conceitos de design, discriminação, currículo e o ensino do design como ferramenta de inclusão, capaz de maximizar as potencialidades tanto do discente como do docente, mediante o reconhecimento das diversas línguas originárias.

A professora Edith Tueroconza é natural da província de Huaraz, no Peru, e egressa da Escola Nacional Superior Autônoma de Belas Artes do Perú. É Mestra em Docência Universitária e Gestão Educativa pela Universidade Tecnológica do Peru e atual coordenadora de Moda do Lima Desing Week, além de membra aderente na Rede de Investigadores em Design da Faculdade de Design e Comunicação da Universidade de Palermo.

Para participar, clique aqui. O evento e gratuito, mas as inscrições são necessárias para certificação. O seminário será transmitido ao vivo, a partir das 10h, pelo canal do grupo no Youtube.

Saiba mais

O 3º Seminário Moda em Fluxos é um evento de extensão da Ufal que dissemina pesquisas na área de moda com o intuito de fazer reconhecer as diferentes dinâmicas da produção cultural de moda contemporânea.

Para esta terceira edição, primeira internacional, a professora Edith Tueroconza apresenta uma reflexão frente ao ensino do design de moda  e o pouco acesso à igualdade de oportunidades ao processo de aprendizagem na educação superior.