Unidade Docente Assistencial da Ufal amplia ações para comunidade LGBTQIAPN+

Atividades começam no dia 6 de fevereiro e buscam oferecer acolhimento e promover ocupação do serviço de saúde pela comunidade
Por Diana Monteiro -jornalista
03/02/2023 11h33

Na próxima segunda-feira (6), haverá mais uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) voltada à saúde da população LGBTQIAPN+. O encontro marcado será na Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UDA), a partir das 14h, com atividades realizadas em parceria com o Grupo de Apoio LGBTQIAPN+. As ações buscam oferecer acolhimento, partilha, informações e ações de educação em saúde, além de promover a ocupação do serviço de saúde.

As ações serão desenvolvidas pelo Grupo de Apoio LGBTQIAPN+, que conta com a participação das alunas do curso de Psicologia da Ufal, Pietra Moreira Gonzalez, Maria Beatriz Rocha e Àurea Cristinne Gomes e da enfermeira e docente substituta da Escola de Enfermagem (Eenf), Nayara Rodrigues. Tem também como facilitadora a psicóloga Kamila Luna, servidora do Sistema Único de Saúde (SUS) e pertencente à equipe dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF02-AB), que atua no território onde a UDA está inserida. A Unidade fica vizinha ao terminal de ônibus do Village 2, por trás do Campus A.C. Simões da Ufal.

“O grupo está aberto para todo o público que esteja representado dentro das identidades LGBTQIAPN+, sejam moradores da comunidade onde se localiza a UDA, o 7º Distrito Sanitário, estudantes e servidores da Universidade e dos serviços de saúde adjacentes. A partir desse primeiro contato, coletivamente será pactuada a frequência do grupo, horários e quais os temas de interesse do próprio grupo”, declarou Nayara, ao reforçar que o objetivo do grupo de apoio é compartilhar vivências, formar vínculos, criar uma rede de apoio e promover ocupação e apropriação da unidade de saúde. Ela destaca que a organização do primeiro encontro está sendo feita em parceria com servidores e direção da Unidade e que representa o acolhimento inicial aos participantes.

A atividade do dia 6, será na sala de aula 2 da UDA e, na oportunidade, além de ser oferecido um lanche aos participantes, haverá uma performance da multiartista Elza Evangelista, como forma de atrativo de público e confraternização.

Segundo a professora Nayara, o grupo de apoio, veio da demanda e da observação do cotidiano da equipe NASF02–AB, com discentes de Psicologia da Universidade, que são estagiárias na unidade. Sobre sua participação, afirmou que se aproximou do grupo e passou a fazer parte da equipe por também vivenciar uma identidade LGBTQIAPN+ e por desenvolver pesquisas na área. 

Vejo como potente a ponte que se constrói entre o serviço e o ensino, e a possibilidade da participação e integração de outras áreas do conhecimento em ações, como a do grupo, ou outros projetos voltados a essa e a outras populações específicas, tendo em vista o próprio caráter da UDA, que recebe alunos e professores de todos os cursos da saúde da Ufal”, destacou Nayara, mestre em Enfermagem e especialista em Saúde Mental. 

UDA e ações acadêmicas

A Unidade Docente Assistencial (UDA) está em funcionamento desde outubro de 2019 e é um dos espaços destinados a ações dos cursos da área de saúde da Ufal, em parceria com a Prefeitura de Maceió, conforme convênio assinado. A instalação da UDA beneficia diversas comunidades residentes nos arredores do Campus A.C. Simões, com oferta de vários serviços na área de saúde. A unidade é dotada de espaços para atividades multidisciplinares, acadêmicas e práticas, o que reflete o contínuo compromisso da Ufal com a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão em prol da sociedade.