HU recebe médicos dos EUA para discutir medicina circadiana e relógio biológico

Evento internacional é gratuito e direcionado a estudantes da área da saúde, pesquisadores, médicos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, biólogos e outros interessados
Por Raoni Santos - jornalista
03/02/2023 11h06 - Atualizado em 03/02/2023 às 11h13

No próximo dia 7 de fevereiro, a partir das 15h, acontece o 1º Seminário Internacional de Medicina Circadiana, no auditório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU). O evento trará os PhDs norte-americanos David F. Smith e Marc Ruben, membros do Centro de Medicina Circadiana do Cincinnati Children's Hospital Medical Center, que ministrarão palestras sobre a construção de um programa de medicina circadiana e o relógio biológico na medicina.

As palestras serão em inglês, mas haverá intermediação em caso de dificuldades na elaboração de perguntas ou no entendimento das respostas. O seminário será transmitido ao vivo pelo canal da Unidade E-Saúde do HU. Para participar do evento, que é gratuito, não é necessária inscrição. A atividade é realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Faculdade de Medicina (Famed), do Centro de Medicina Circadiana da Famed, da Liga Acadêmica de Medicina Circadiana (Lamec), dos programas de pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Famed e Ciências da Saúde (PPGCS) do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), em conjunto com o HU, por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).

O público-alvo são os estudantes da área da saúde, pesquisadores e profissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, biólogos e demais interessados que possam aproveitar o conteúdo em sua formação, por haver outros conceitos relacionados ao tema, a exemplo da luminosidade. “Existem arquitetos e engenheiros, por exemplo, que se preocupam com a iluminação no ambiente hospitalar e como isso impacta a saúde dos profissionais e dos pacientes internados. Quando se implementa uma ação controlando a luminosidade, criando um ambiente com variações apropriadas de claro e escuro, há um desfecho favorável para o paciente. Há estudos que mostram outras formas de regulação do ambiente hospitalar que favorecem não apenas os pacientes, mas os profissionais de saúde”, explicou o coordenador do Centro de Medicina Circadiana e de Pesquisa da Famed, professor Tiago de Andrade.

Para o docente, que coordena o evento, o seminário mostra à comunidade acadêmica, ao público do HU e à sociedade a relevância da medicina circadiana para a saúde, buscando implementar o que é conhecido e trazer possibilidades de inovação, ao descobrir novos nichos e propor estudos. O objetivo é de não apenas suscitar pesquisas, mas também ações de intervenção prática na dinâmica hospitalar como um todo, desde o regime e o tipo de iluminação, passando pelo horário de administração de medicamentos, cirurgias e outros procedimentos, sendo esta a razão de escolha do Hospital Universitário. “O horário de procedimentos cirúrgicos pode trazer desfechos diferentes, a depender do caso. Uma cirurgia cardíaca, por exemplo, realizada pela manhã, não é a mesma se feita à tarde, porque o organismo sofre uma variação biológica ao longo do dia”, complementou.

Os estudos circadianos estão fortemente ligados à medicina do sono, que possui clínicas e ambulatórios específicos. No entanto, o campo do conhecimento vai além, estando no ambiente hospitalar, na comunidade, em locais de trabalho e em aspectos comportamentais, como adolescentes que precisam estudar mais cedo e são vespertinos. “O ambiente hospitalar é um disruptor do sono, já que, no processo de internação do paciente, pode haver exposição a vários fatores, a exemplo de uma coleta às seis da manhã, sem iluminação regular, onde se acende a luz em períodos que ela deveria estar apagada, uma alimentação que não respeita os horários biológicos ou a administração de medicamentos em horários que talvez não sejam os mais adequados”, explicou Tiago, utilizando os conceitos da cronofarmacologia, na qual os medicamentos são administrados numa fase do organismo em que as substâncias ativas terão mais efetividade.

Outro tema de pesquisa na medicina circadiana é o shiftwork, que diz respeito à mudança de turnos de trabalho. É comum na área da saúde que muitos profissionais trabalhem em regime de plantão, e tais escalas acontecem no período noturno e depois no diurno. A alternância contínua e prolongada de rotina nos turnos de trabalho impacta no relógio biológico, causando problemas que vão além da privação de sono, podendo desencadear diabetes, obesidade, transtornos psiquiátricos como depressão e suicídio, comprometimento do sistema imune e alguns tipos de câncer. Isso acontece em razão de o relógio biológico ser sistêmico, ou seja, afetar todo o organismo.

Os convidados

Para saber quem são os dois convidados palestrantes do evento, acompanhe os currículos: David F. Smith é PhD, médico otorrinolaringologista, cirurgião de cabeça e pescoço; especialista em Medicina do Sono; professor na University of Cincinnati College of Medicine e diretor clínico no Centro de Medicina Circadiana do Children's Hospital Medical Center, em Cincinnati, EUA. Na palestra Building a Circadian Medicine Program, o pesquisador discutirá princípios básicos de biologia circadiana, o que eles significam para a fisiologia e como podem ser aplicados operacionalmente por diferentes profissionais e departamentos na promoção de saúde.

Marc Ruben é PhD em genética molecular e neurobiologia pela New York University, estuda o efeito dos ritmos biológicos na Medicina utilizando ferramentas de bioinformática com enfoque molecular e clínico; pesquisador assistente no Laboratório do médico John Hogenesch, no Centro de Medicina Circadiana do Children's Hospital Medical Center, Cincinnati, OH, EUA. Na palestra Biological Timing In Medicine, será abordado o aprendizado em relação às horas do dia como modificador de tratamentos em vários ensaios clínicos e o uso dos registros eletrônicos, como prontuários, como fontes de dados em potencial para entender os efeitos diários e sazonais nos sintomas, tratamentos e no processo de cuidado à saúde.

Referência e destaque

Fundado em 1883, o Cincinnati Children's Hospital Medical Center é um hospital pediátrico de referência nos Estados Unidos, além de centro médico acadêmico sem fins lucrativos. Está em terceiro lugar no país entre as unidades pediátricas, segundo a U.S. News & World Report, autoridade global em rankings de hospitais.

Ciclo Circadiano

O conceito de relógio biológico está ligado ao ciclo circadiano, que diz respeito a um intervalo médio de cerca de um dia, e que se manifesta na fisiologia e no comportamento, como o ciclo de vigília e sono. Cada indivíduo naturalmente se adapta melhor a períodos matutinos ou vespertinos, um processo natural.

A desarmonia na interação entre o relógio biológico e os horários sociais prejudica funções dos vários sistemas do corpo, que pode desenvolver hipertensão, ataques cardíacos, transtornos mentais, obesidade, diabetes, disfunções neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, câncer de mama e de próstata, dentre outros. Já no sistema de saúde pública, os impactos se refletem no tempo e custos de internação, intervenções e medicação.