Ufal recebe professora da USP para ministrar curso sobre antropologia visual

Aulas acontecem no miniauditório do curso de Filosofia, nos dias 27, 28 e 29 de setembro
Por Ascom Ufal
20/09/2022 15h19

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de setembro, o miniauditório do curso de Filosofia recebe a professora Kelly Ichitani Koide, pesquisadora do Grupo de Antropologia Visual (Gravi) da Universidade de São Paulo (USP) e atualmente pós-doutoranda na mesma instituição. Ela vai ministrar minicurso Silêncios e ruídos: as fotografias de Cláudia Andujar e Maureen Bisilliat.

As atividades são gratuitas e acontecerão das 16h às 18h. Para participar, basta realizar inscrição no link. Cláudia Andujar é uma fotógrafa e ativista suíça naturalizada brasileira, que desde a década de 1970 se dedica à defesa dos índios Yanomami, que vivem na Floresta Amazônica. Já Maureen Bisilliat, também naturalizada brasileira, veio da Inglaterra e é uma das responsáveis pelo acervo de arte popular latino-americano para a Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo.

O curso trabalhará questões como: Quais as relações entre texto e fotografia?, Existem limites entre esses dois tipos de linguagens?, As fotografias falam ou nos fazem falar?. Também abordará reflexões relacionadas com a antropologia visual, seus modos de ver próprios, suas articulações com a poesia, a fotografia e a filosofia. “Todas essas reflexões servirão de base para o pensamento sobre as produções fotográficas de Cláudia Andujar e Maureen Bisillat, levando em conta tanto suas transições entre ética e estética, quanto suas afinidades entre política e poética”, explicou a professora Taynam Bueno, pesquisadora do Grupo de Ética e Filosofia Política (GEFP) da Ufal e coordenadora do evento.

Mais informações na página do GEFP.