Repositório Institucional promove acesso e visibilidade às pesquisas

TCCs, teses, dissertações e demais estudos científicos produzidos na Universidade estão disponíveis no formato digital
Por Ascom Ufal
02/09/2022 09h24 - Atualizado em 02/09/2022 às 09h33

Você já conhece o Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)? Nesse espaço digital https://www.repositorio.ufal.br/, é possível acessar, de forma livre e gratuita, trabalhos de conclusão de curso (TCC), teses, dissertações e demais estudos científicos produzidos na maior instituição pública de ensino superior de Alagoas.

O Repositório é sediado na Biblioteca Central (BC) da Universidade, localizada no Campus A.C. Simões, em Maceió, e tem o funcionamento regulado pela Resolução 45/2016 do Conselho Universitário (Consuni).

“O RI da Ufal, como base de dados que reúne, de forma organizada, a produção científica e acadêmica oriunda desta instituição, existe desde o ano de 2010, quando foi implantado em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia”, conta a diretora do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Ufal e coordenadora do RI, Cristiane Cyrino Estevão .

Ela explica que “podem ser depositados no RI quaisquer trabalhos com conteúdo científico ou academicamente orientado. Porém, alguns documentos são de depósito obrigatório, pois são requisitos para expedição de diploma, tais como TCC, dissertações e teses, além dos memoriais acadêmicos”.

Além de reunir, de forma organizada, a produção científica e acadêmica produzida pela Ufal, como informa a diretora do Sibi, o RI também busca democratizar o acesso ao conhecimento e divulgar a produção acadêmica da instituição. “O objetivo é promover o acesso livre a esse material, de modo a maximizar a visibilidade das pesquisas e produtos desenvolvidos pela Universidade, bem como preservar sua memória intelectual para as gerações futuras”, destaca a diretora.