Primavera Literária lança a programação de sua segunda edição

Evento promove feirão e lançamentos de livros, bazar cultural, oficinas, mesa-redonda e apresentações culturais entre 20 e 23 de setembro
Por Jaqueline Silva - bolsista da Edufal / Natália Oliveira - bolsista da CAC
13/09/2022 15h20

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) junto à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio de sua Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC), promove a segunda edição da Primavera Literária de 20 a 23 de setembro. Gratuito e aberto à sociedade alagoana, o evento será realizado no Centro de Interesse Comunitário (CIC) no Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió, das 9h às 19h.

Com um formato este ano presencial, a Edufal proporciona à comunidade acadêmica e à sociedade alagoana um espaço de trocas com a produção da literatura alagoana, como também ressalta o papel da própria editora no cenário de produção, divulgação e popularização do acesso ao livro e ao conhecimento.

De acordo com o diretor da Edufal, José Ivamilson Barbalho, o evento coloca em destaque o papel da cultura, da leitura e do livro na vida do cidadão. “A realização deste evento traz à comunidade acadêmica e alagoana uma reflexão sobre a situação do país e do Estado na atual conjuntura econômica e política que atravessa”, pontuou.

Nesta edição, a programação da Primavera está mais ampla e diversificada com a junção do feirão e dos lançamentos de livros com a realização de oficinas, bazar cultural, mesa-redonda e apresentações culturais. 

Com valores promocionais, o Feirão de Livros da Edufal ocorrerá em todos os dias do evento, das 9h às 19h, assim como o Bazar Cultural, que conta com exposições e comercialização de produtos elaborados por membros da comunidade acadêmica da Ufal.

No primeiro dia do evento (20), os professores Cícero Péricles, Luciana Santana, Gian Carlo e Marcos Sobral realizam um debate na mesa-redonda Alagoas e o Bicentenário do Brasil, às 15h30. A partir do dia 21 até 23 de setembro, o mesmo horário será destinado aos lançamentos de sete livros.

Já as oficinas de Fanzine, A Contação de histórias e suas interfaces e Poesia Cotidiana ocorrerão nos dias 21, 22 e 23 de setembro, respectivamente, das 14h às 16h. Para participar, basta se inscrever gratuitamente por meio da Plataforma Sigaa.

Cada dia de evento será encerrado com apresentações culturais. A Orquestra Sinfônica da Ufal, o Coro da Ufal e o Coletivo Hip Hop de Alagoas se apresentarão, respectivamente, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, às 17h30. No último dia de evento (23), o palco estará aberto para quaisquer pessoas que queiram performar sua arte, seja em forma de poesia, letra, música, também a partir de 17h30.

Serviço

Lançamentos de Livros

Quarta-feira (21 de setembro), às 15h30

  1. Educação em saúde no sistema prisional feminino: ações que ajudam a transformar vidas, Amuzza Aylla Pereira dos Santos, Jessica de Melo Albuquerque, Karlayne Reynaux Vieira de Oliveira, Marianny Medeiros de Moraes, Francisco Carlos Lins da Silva  (Org.);
  2. Crise da sociedade contemporânea agravada pela Covid-19: cenários e perspectivas, Elvira Simões Barretto, Maria Adriana Torres, Maria Virgínia Borges do Amaral (Org.).

Quinta-feira (22 de setembro), às 15h30

  1. Minidicionário de conservação e preservação de documentos, de Annelise Pimentel Cavalcante,  Marta Maria Pimentel Cavalcante;
  2. Pesquisa e formação docente na graduação em Pedagogia, de Elione Maria Nogueira Diógenes, Sandra Regina Paz (Org.);
  3. Uso do software HagáQuê para a prática da língua portuguesa escrita da pessoa com surdez, de Jorge Luiz Fireman Nogueira.

Sexta-feira (23 de setembro), às 15h30

  1. A criação do bispado das Alagoas: religião e política nos primeiros anos da República dos Estados Unidos do Brazil, de Marcio Manuel Machado Nunes;
  2. Recolhimento de manuscritos escolares: devolutiva e tratamento didático, de Eliene Estácio Santos.