Inscrições abertas para exame de acesso ao mestrado em Matemática

Prazo segue até 3 de outubro, aulas iniciam em março de 2023
Por Ascom Ufal
14/09/2022 10h51 - Atualizado em 15/09/2022 às 14h13

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) 2023. Para participar da seleção, é preciso acessar o site, preencher o formulário de inscrição e selecionar a Instituição Associada e o campus onde pretende cursar o Profmat. 

Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o curso será ofertado no Campus Arapiraca, sob coordenação do professor Rinaldo Vieira da Silva Júnior e em Maceió, sob coordenação do professor Luis Guilhermo Martinez Maza. Em Arapiraca serão ofertadas dez vagas com aulas às sextas-feiras, no horário da manhã e tarde. Já em Maceió, serão ofertadas 20 vagas, com aulas às quintas e sextas pela manhã, tarde e noite; e no sábado no horário da manhã e tarde.

 O prazo para inscrições vai até 3 de outubro. Com taxa de inscrição no valor de R$ 82,00, o exame será realizado no dia 22 de outubro, das 14h às 17h, e consiste em 30 questões de múltipla escolha. As questões terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário ao ingresso no Profmat.

 Podem se inscrever professores em exercício da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área. São ofertadas 1.400 vagas para ingresso no Profmat em março de 2023 em todo o país. 

Profmat 

O Profmat tem o objetivo de proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional. O mestrado foi recomendado pela Capes, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação - CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). Informações completas sobre este mestrado podem ser encontradas na página do Profmat. 

Acesse aqui o edital completo.

Mais informações pelos telefones: (82) 34821858 em Arapiraca e (82) 32141405 em Maceió.