Estudantes e servidores podem realizar avaliação de saúde gratuita no Caafs

Serviço é agendado de modo virtual e avaliações duram em média uma hora e trinta minutos
Por Jacqueline Freire - jornalista
28/09/2022 11h55

O Centro de Avaliação e Aconselhamento da Atividade Física e Saúde (Caafs) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) surgiu da necessidade de avaliar a saúde do universitário, especialmente, após a pandemia da covid-19. 

Hoje é um projeto de extensão coordenado pelos professores Enaiane Menezes e Luiz Rodrigo do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) que ocorre em parceria com a Pró-reitoria Estudantil da Universidade (Proest) e atende também aos servidores. 

Segundo a professora Enaiane, no projeto são avaliados os indicadores subjetivos e objetivos de saúde do universitário: estilo de vida, saúde mental, risco cardiovascular, aptidão física relacionada a saúde, etc. “São feitas até 32 avaliações por semana. Qualquer universitário matriculado nos cursos da Ufal ou servidor pode agendar uma avaliação por meio do link”, informa. 

As avaliações são feitas com base em entrevista e testes físicos. “Realizamos entrevistas com os participantes por meio de questionários, seguindo com medição de alguns pontos do corpo e por fim, alguns testes físicos, avaliando o estilo de vida e os riscos à saúde, e apresentamos indicadores objetivos saúde, prontidão e engajamento para atividades físicas”, explica Kleiton Ferreira, participante do projeto. 

Durante o agendamento, o participante pode escolher dia e horários de acordo com sua preferência. Os testes têm duração média de uma hora e trinta minutos. Para a avaliação, é preciso vestir roupas confortáveis e leves para atividade física e tênis. Também é indicado evitar comer ou ingerir álcool ou cafeína em até três horas antes do teste. Além disso, recomenda-se evitar exercícios vigorosos até 24 horas antes e trazer exames laboratoriais para verificação de colesterol total e glicemia, caso tenha. 

Os dados coletados nas medidas de composição corporal e nos testes também são computados no Google Forms e transferidos automaticamente pra uma planilha no Google Sheets, e com esses dados são produzidos relatórios individuais, apresentando as classificações em que o avaliado se encontra e compara com as classificações recomendadas. Os participantes recebem então o resultado de suas avaliações por e-mail. 

Dúvidas e mais informações no endereço lapebios@ufal.iefe.br ou aqui para agendamentos. 

 Acompanhe também as novidades do Caafs no Instagram: @caafs.iefe.ufal