Seminário discute saúde mental na comunidade acadêmica da Ufal

Evento acontece nos dias 8 a 10 de setembro e está com inscrições abertas
Por Jacqueline Freire – jornalista
29/08/2022 14h54 - Atualizado em 29/08/2022 às 14h56

A saúde mental na comunidade acadêmica é o tema do seminário que acontece nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), no Campus. A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. O evento é gratuito e para participar, basta realizar inscrição neste link.

A programação tem início às 9h da quinta-feira (8), com a solenidade de abertura, seguida da conferência: Bem Viver na Universidade, proferida pelos professores Alessandro Oliveira dos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), e Jaileila de Araújo Menezes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A mediação será do professor Saulo Luders Fernandes, da Ufal.

À tarde, a programação começa com uma mesa-redonda que vai discutir assistência estudantil na política de permanência. Participam dessa discussão os assistentes sociais da Ufal, Erivaldo Farias (Maceió), Laura Priscila Almeida Santos (Campus Arapiraca) e Flávia Katharina Araújo (Campus do Sertão). A conversa será mediada pelo professor Carlos Vinícius Melo, da USP.

No dia 9 de setembro a primeira atividade é a mesa Vivências de estudantes negros e indígenas na Universidade, com participação da professora Ana Clara de Almeida Rocha, do Coletivo

Pretes Psi da Ufal), do estudante de Pedagogia, Koran Xukuru Kariri, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), e mediação de Raul Santos Brito, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Na tarde deste dia será a vez de discutir o tema Pesquisas em Saúde mental e Políticas Afirmativas na Universidade, com Carlos Vinícius Melo (USP), Danilo Luiz Marques, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal, com mediação de Antônio César (Ufal).

No dia 10 de setembro a programação conta com um workshop sobre os efeitos psicossociais do racismo na comunidade acadêmica, ministrado pelos professores Carlos Vinícius Melo e Alessandro Oliveira dos Santos, ambos da USP.

O evento é realizado pelo Grupo de Pesquisa Psicologia e Relações Étnico-raciais da Universidade de São Paulo (USP) e pela Pró-reitoria Estudantil da Ufal. Conta com parceiros importantes, como o Programa de Educação Tutorial (PET) de Psicologia, o Núcleo de Estudos do Semiárido Alagoano |(Nesal), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), o Instituto de Psicologia da Ufal e a Fapesp.