Pesquisadora busca entender adoecimento mental nas vítimas do Pinheiro

Moradores podem responder a questionário on-line que avaliará situação
Por Ascom Ufal
26/08/2022 14h56 - Atualizado em 26/08/2022 às 14h57

Uma pesquisa realizada pela estudante do mestrado em Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Priscilla Souza dos Santos, quer descobrir o adoecimento mental das pessoas vítimas da instabilidade do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro em Maceió, Alagoas. Para isso, ela pede que os moradores e antigos moradores desses bairros, respondam à pesquisa disponível neste link.

A ideia é identificar a presença de transtornos mentais comuns em pessoas vítimas da instabilidade do solo nos bairros estudados. “A pesquisa apresenta como benefício a identificação do nível de ansiedade, o risco para depressão e a presença de transtornos mentais comuns em pessoas vítimas desse tipo de tragédia, e servirá como fonte de informação para novas pesquisas, e para criação de estratégias de intervenções a fim de melhorar a assistência em saúde no SUS”. Explicou Priscilla.

Sob orientação da professora Verônica de Medeiros Alves, do curso de Enfermagem, o estudo tem o intuito de subsidiar políticas públicas e intervenções de enfermagem que amenizem o sofrimento mental a médio e longo prazo nessa população.

Os resultados da pesquisa serão publicados em apresentações em congressos e outros eventos da área e o relatório científico será encaminhado aos órgãos públicos e privados envolvidos na temática em estudo. É possível participar da pesquisa até março de 2023.

Mais informações no endereço eletrônico: veronica.priscilla.enf@gmail.com