Encontro Nacional de História coloca em pauta os 200 anos de independência do Brasil

Evento acontece no Campus A.C. Simões, em Maceió, de 12 a 15 de setembro; submissão de trabalhos pode ser feita até dia 4 de setembro
Por Ascom Ufal
25/08/2022 16h02 - Atualizado em 25/08/2022 às 17h21

Nos próximos dias 12 a 15 de setembro, a Universidade Federal de Alagoas vai sediar a 13ª edição do Encontro Nacional de História e o 7º Encontro Nacional do Núcleo Escravidão e Sociedade na Época Moderna (Nesem) da Ufal. Os eventos vão acontecer no Campus A.C. Simões, em Maceió, e colocarão em debate o tema Independência para quem?. Os interessados em participar podem fazer inscrições diretamente no link e as submissões de trabalhos vão até o próximo dia 4.

Segundo os organizadores, o evento deve discutir não somente o ano de 1822, mas a atualidade política brasileira: “Abordaremos os 200 anos para entender o que somos e o que podemos nos tornar se não refletirmos acerca da nossa ‘Independência’”.

Os resumos para apresentações de trabalhos em simpósios temáticos deverão ser enviados para o e-mail: simposios.nesemufal@gmail.com. Durante a semana serão trabalhadas as áreas temáticas: História e Marxismo, Ensino de História, Brasil no século 19, Dinâmicas religiosas, Sociedades escravistas, História, Memória e Historiografia do Brasil Republicano e Indígenas na História do Brasil.

Confira a programação completa e mais informações aqui.