Cogecom reúne 41 instituições federais de ensino superior

No evento, foi eleita a nova diretoria para gestão de 2023 do Cogecom
Por Ascom UFS
24/08/2022 14h54 - Atualizado em 25/08/2022 às 17h53
Nova diretoria eleita para a gestão 2023 do Cogecom (Foto: Divulgação).

Nova diretoria eleita para a gestão 2023 do Cogecom (Foto: Divulgação).

De 18 a 20 de agosto, ocorreu em Aracaju (SE), a sétima edição do Encontro Nacional do Colégio dos Gestores de Comunicação (Cogecom). Organizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o evento trouxe o tema "Comunicação e Democracia".

O encontro contou com a presença de representantes de 41 instituições federais de ensino superior das cinco regiões do país, que são vinculadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A programação foi composta por palestras que abordaram temáticas como “Existe Democracia Sem Verdade Factual?”, "Comunicação na Andifes", e “Comunicação Científica", além de reunião para integração das Ifes, e painéis temáticos das universidades.

No fim das atividades, foi lida e aprovada a Carta de Aracaju, documento que consolida as diretrizes e os compromissos do Cogecom diante dos desafios para a educação, a ciência e a comunicação nos anos anteriores e nos que estão por vir.

Gestão 2023

No último dia do evento, durante assembleia, o Colégio de Gestores elegeu a nova diretoria para gestão de 2023. Por unanimidade, foram eleitos Maíra Bittencourt (UFS) como diretora, Ivanei Salgado (Unifal/MG) como vice-diretor e Sandro Colferai (Unir) como secretário, com o suporte voluntário de Luiz Eduardo Pacheco (Cefet/MG).

“O Cogecom cresceu muito nos últimos anos, resultado do trabalho dedicado de muitos profissionais da comunicação que empenharam seus esforços na organização e consolidação do Colégio. Chego para dar sequência a um trabalho que já está estruturado, carregando o compromisso de levar adiante as pautas necessárias para o fortalecimento da comunicação pública nas universidades federais. A comunicação, enquanto unidade estratégica, é fundamental para garantir visibilidade e transparência para aquilo que as universidades produzem e entregam à sociedade brasileira”, afirmou Maíra.

Na reunião, também foram eleitos representantes das cinco regiões que integrarão o Conselho Diretor do Colégio. Outra definição foi a sede do encontro anual de 2023: a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) receberá o próximo encontro na segunda quinzena de agosto.

Acompanhe também reportagem que está no canal da TV UFS no Youtube.