Projeto de extensão e curso de Música da Ufal promovem recitais de violino

Apresentações gratuitas serão realizadas nos dias 15 e 22 de julho no Espaço Cultural da Universidade, na Praça Sinimbu

Por Thâmara Gonzaga - jornalista
08/07/2022 09h20 - Atualizado em 03/05/2024 às 16h10

Obras musicais do repertório popular e clássico, com acesso gratuito e para todos. Os recitais promovidos pelo projeto de extensão Laboratório de Violino estão de volta e o público vai poder conferir três apresentações presenciais neste mês de julho.

As apresentações são gratuitas e abertas ao público. Cada uma tem um propósito diferente!”, disse Débora Borges, convidando o público. Débora é violinista, docente do curso de licenciatura em Música da Universidade e coordenadora do projeto.

Os recitais serão realizados no Espaço Cultural da Ufal, localizado na Praça Sinimbu, Centro de Maceió. É importante lembrar que o uso de máscaras é obrigatório no local. Vem conferir os dias e se programar para ir!

No dia 15, às 12h, a estudante de licenciatura em Música da Universidade, Jakeline Santos, inicia a série de apresentações com o Recital de Meio de Curso. Ela que iniciou os estudos musicais no projeto Laboratório de Violino, antes de ingressar na graduação, agora vai se apresentar para o público. “Será um recital de duetos com obras clássicas e populares”, informou Débora Borges,

A docente também vai participar dessa apresentação que vai contar ainda com a presença de Andrilayne Araújo, clarinetista e colega de curso de Jakeline. O recital será no miniauditório do Espaço Cultural.

No mesmo dia, às 14h, todos os estudantes que integram o projeto de extensão se reúnem para realizar o Recital do Laboratório de Violino. O público vai poder prestigiar peças musicais variadas, tocadas em grupo, na Sala da Orquestra Sinfônica Universitária (OSU), também no Espaço Cultural.

Encerrando as apresentações deste mês, no dia 22, às 13h, no miniauditório, será o Recital de Violino Solo, com Débora Borges“Serão apresentadas peças com estilos diferentes, do repertório clássico para violino, de compositores estrangeiros e brasileiros”, antecipou.

Expectativa

Após dois anos sem apresentações e aulas presenciais por conta da pandemia, Débora Borges retorna a promover os recitais. “Os estudantes do projeto têm se mostrado bastante motivados e as aulas têm sido muito positivas. Com os recitais, a expectativa é a de reunir pessoas e poder compartilhar um pouco de música, diminuir o distanciamento e promover atividades culturais”, contou.

Ela destaca que os recitais são importantes, pois, além de estimular o desenvolvimento discente, promovem opções culturais para a sociedade. “É uma oportunidade para que as pessoas conheçam o universo da música de concerto e um pouco mais deste instrumento cativante que é o violino”, ressaltou.

Sobre o projeto

Realizado desde 2017, o Laboratório de Violino da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é um projeto de extensão que promove o ensino coletivo e gratuito desse instrumento musical de cordas. A iniciativa foi idealizada e é coordenada pela professora Débora Borges da Silva, violinista e docente do curso de licenciatura em Música da Universidade.

Além de promover o desenvolvimento das habilidades musicais dos participantes, o projeto também tem o objetivo de realizar apresentações gratuitas em espaços públicos, com recitais em orfanatos, asilos, escolas públicas e hospitais, enriquecendo a programação cultural de Maceió e proporcionando o acesso a outros estilos musicais.

Serviço

O quê: Recitais do Laboratório de Violino da Ufal
Quando: 15 de julho, às 12 e às 14h; dia 22 de julho, às 13h
Local: Espaço Cultural da Ufal localizado na Praça Sinimbu, Centro de Maceió.